quarta-feira, 7 de outubro de 2009

ESFORÇA-TE


1 E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

1-Na nossa vida haverá perdas que poderá tirar nosso ânimo(v.1)
2-DEUS usou Moisés a seu tempo,agora era a hora de JOSUÉ(v.2)
3-Diante das adversidaes temos de ter a convicção que se DEUS está conosco não havera limites para nossas vitórias,nem fronteiras que nos impeça de conquistar suas promessas(v.3,4)
4-A presença de DEUS em nós garante a vitória.Não era Moises quem vencia.mas o SENHOR que vencia pelo povo.DEUS promete nao nos deixar nem nos desamparar(v.5)
5-Deus manda que Josué se esforce e tenha boa vontade de proseguir,pois em suas mãos estava a responsabilidade de conduzir aquele grande povo ate a terra que o SENHOR prometera(v.6)
6-Quando DEUS entrega uma responsabilidade a alguem,ELE só requer deste que se esforce,nao no sentido de fazer tudo sozinho,mas de apenas se submeter a vontade e a palavra de DEUS.Temos de ter o cuidado de fazer conforme tudo quanto está escrito,assim seremos bem sucedidos,se nos deixarmos ser guiados pela sua palavra,que é lampada para os pés e luz para o caminho.(v.7,8)
7-DEUS nao era insensivel a causa e situação daquele povo,pois sabia de seu cansaço fisico,emocional e espiritual,porém nao podemos parar,temos que continuar marchando,ate alcansarmos as promessas.DEUS diz:Nao pasmes nem te espantes.Para DEUS dizer isso é porque sabia que aquilo era provável e possivel,mas ele sempre nos adverte que ELE está conosco por onde quer que andarmos.(v.9)

Diante de muitas situaçoes em nossas vidas sempre nos deparamos com uma palavra dizendo:ESFORÇA-TE.NAO TEMAS,EU SOU CONTIGO.
Queridos,temos na biblia o exemplo de Josué,sucessor de Moises.Talvez Josué mao se sentisse pronto para liderar aquele povo,Josué estava triste,pois seu amigo Moises havia morrido,mas nem as perdas de entes queridos podem nos deter dos propósitos divinos.Imagina Josué cabisbaixo,tristonho,sem ânimo,talvez seja assim que voce se encontra agora,mas DEUS te entregou uma responsabilidade,pois muitos chegarão a terra prometida através de ti,por isso voce nao deve parar,tenha boa vontade de prosseguir e DEUS sera contigo.
DEUS prometeu que seria com Josué,este so precisaria se esforçar em guardar a SUA palavra,entao seria um vitorioso.Quando obedecemos ao SENHOR,dando ouvidos a sua palavra,então ninguem pode subsistir diante de nós,pois essa palavra é uma espada afiada.
Quem te chamou,quem te vocacionou foi o SENHOR:Não te mandei eu?Esforça-te e tem bom animo.Deixa de tristeza,erga a cabeça agora mesmo pois tu faras com que este povo herde a terra,esse povo pode ser sua família,seus vizinhos,seus irmãos na fé,que precisarão de ti um dia.DEUS nao se esqueceu de ti,nao te deixará,nem te desamparará ou seja nao te faltará nada.
JESUS disse:No mundo tereis aflições,mas tende bom ânimo,eu venci o mundo.ELE ja venceu por nós,então nos levantemos e marchemos rumo as promessas de DEUS.AMEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário