quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cristo e sua Noiva,a Igreja.

Apocalipse 19.7-9

7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

Etapas do casamento
1-Desposário(Mt 1.18)
2-Entrega de presentes(Gn 24.52-53)
3-Espera(Mt 1.18-19)
4-Bodas(Gn 29.21-23)(Mt 25.1.13)

Observaremos neste estudo a simboligia de casamentos ocorridos na biblia,a que eles nos levam e quais os seus significados.
É de grande importância aprendermos sobre o casamento em sí,pois servirá para a vida comum em família e ao mesmo tempo nos revelará verdades divinas a cerca de Cristo e sua Noiva,a Igreja.
Desde o princípio das coisas,em Gênesis,vemos o plano de DEUS para o mundo e é claro para o ser humano em geral.DEUS constituiu a família,e esta só se perpetua através do relacionamento entre um homem e uma mulher,pois está escrito:Crescei e multiplicai-vos.
DEUS fez o homem a sua imagem e semelhança,macho e fêmea os criou,ou seja,DEUS criou a raça humana de acordo com sua imagem,não física,porque DEUS é ESPIRITO,mas no que se trata ao intelecto,sentimento,emoções,entre outras coisas...Tudo para que a família fosse dotada de capacidade em todos os sentidos da vida para sobreviver e ser feliz JUNTAMENTE com DEUS.
Adão se sentiu só em meio a um jardim tão grande,por isso DEUS lhe fez uma adjuntora,Eva.Voce pode até me perguntar:Ora,se DEUS é onisciente,ele concerteza saberia que Adão se sentiria só,então porque não fez logo de imediato sua esposa Eva?
A resposta é simples:Para mostrar a relação de dependência entre os cônjujes,para mostrar que ninguém pode ser feliz sozinho,para mostar que um necessita do outro,ou seja,uma só carne,inseparável,unida e correspondente.
Da mesma forma é a nossa relação com DEUS,jamais poderemos ser felizes sem ELE,jamais seremos realizados na vida se nao tivermos sua presença conosco,ainda que o jardim desta terra nos ofereça bem estar,conforto,saúde,tudo aquilo que quisermos ter,seja de graça ou através do dinheiro,jamais seremos realizados se DEUS não estiver conosco.DEUS criou o casamento para ilustrar o nosso relacionamento com ELE.DEUS também criou a água, de proposito ,para mostar ao homem que sem agua não ha vida e JESUS é o manancial de aguas vivas...acho que voce entendeu.
O interessante é que Eva foi criada da costela de Adão,ou seja do seu lado,isso indica que o casal deve andar lado a lado um do outro.Há um ditado popular que diz:Por trás de um grende homem,sempre há uma grande mulher.Isso é mentira.Do lado de um grande homem,sempre há uma grende mulher.O homem não deve humilhar sua esposa,pois não foi tirada dos pés,nem a esposa deve querer exercer autoridade sobre o marido,pois nao foi feita da cabeça.
O que quero dizer é que tudo isso nos leva a Cristo e sua noiva,a igreja.Observe que Eva veio da costela de Adão,ou seja,do seu corpo,em tese posso afirmar que Eva era o corpo de Adão,assim também a igreja é chamada de O corpo de CRISTO:

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.

Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.

Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.(Ef 5)

Agora podemos entender melhor.DEUS queria que Adão amasse a Eva como a si mesmo,todas as vezes que ele olhasse para ela,deveria ver-se a si próprio,por isso jamais deveria tratá-la mal.
A igreja nasceu de Cristo,de sua dor e do seu sofrimento,do seu lado furado ali na cruz.Jesus AMOU SUA IGREJA E ENTREGOU-SE A SI MESMO POR ELA.
A biblia diz que para fazer Eva,DEUS fez cair um sono profundo sobre Adão e de sua costela criou sua esposa.Eu entendo com isso que DEUS poupou Adão do sofrimento e da dor.Com Cristo foi diferente,Ele soube o que era padecer,mas em tudo foi fiel,por mim e por voce.Jesus quis sentir cada dor ali na cruz,pois a biblia diz que tentaram lhe dar vinagre com fel,isso servia de anestésico na época.Ele recusou,sentiu todo o sofrimento dos homens,tudo pela sua futura igreja,ele nos amou!
JESUS deu o exemplo de como um bom marido deve se portar com sua esposa,amando-a e entregando-se por ela.
Portanto,deixará o homem,seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher,e serão uma só carne.
Paulo diz que isto é um mistério,se referindo ao próprio Cristo.Por que?Ora da mesma forma que o jovem abandona seu lar original para se casar,Jesus deixou o céu de glória para noivar com a igreja.Deixou a casa de seu PAI,para unir-se a igreja.Aleluia.
Vemos no novo testamento a história de uma jovem chamada Maria,desposada com José,o carpinteiro.Era costume Judeu o contrato de casamento entre famílias,podemos ver isso em toda a biblia sagrada,até mesmo antes daquele povo ser chamado de judeu.O próprio Abraão exigiu de seu servo que jurasse que a esposa de seu filho seria de sua parentela,Isaque casou-se com Rebeca,Jacó casou-se com Lia e com Raquel,suas parentas,então era tradição oriental fazer contratos de casamento.
Quando Maria recebeu do anjo o anuncio de sua gravidez ela disse que nunca havia dormido com homem algum,não entendia que para DEUS nada é impossivel...mesmo sendo desposada de José,ou seja,o desposário é só um noivado oficializado,um compromisso acertado,um arranjo formalizado.Não há portanto práticas conjugais entre ambos.
Em muitos países até hoje é comum o pagamento do dote.Na epoca de Abraão eram dadas jóias,pendentes,braceletes a noiva desejada,foi o que fora feito pelo servo de Abraão:

E tirou o servo jóias de prata e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e à sua mãe.(Gn 24.53)

O noivo tinha de pagar para casar-se com sua pretendente.Jacó acabou trabalhando 14 anos para casar-se com Raquel,pois no trato de sete anos fora enganado por seu sogro Labão,que o fez trabalhar mais sete anos pela verdadeira pretendente.
Cristo trabalhou muito por sua igreja,em seu ministério,ainda que breve,o preço pago por JESUS foi muito alto,custou sua própria vida,mas ele ressuscitou e em breve vem buscar sua amada,pois foi para isso que ele tanto trabalhou,para onde ele estiver,estar sua noiva também.
Isaque é figura profética de Cristo,como o filho da promessa e Rebeca é figura da igreja,pois a biblia nos mostra Rebeca como uma mulher ocupada,que trabalhava e era muito esforçada,havia dado de beber agua a todos os camelos do servo de Abraão,imagina quanta agua ela não teve que puxar do poço,grande foi o esforço que Rebeca teve de fazer,mas por fim,acabou sendo abençoada.A biblia diz a cerca de Rebeca:

E a donzela era mui formosa a vista,virgem,a quem homem não havia conhecido,e desceu a fonte e encheu seu cântaro e subiu,então o servo correu-lhe ao encontro e lhe disse:ora,deixa-me beber,um pouco de agua do teu cântaro.E ela disse:bebe,meu senhor.E apressou-se e abaixou seu cântaro sobre a sua mão e deu-lhe de beber,E acabando ela de lhe dar de beber,disse:Tirarei agua também para os teus camelos,até que acabem de beber,e apressou-se e vazou o seu cântaro na pia e correu outra vez ao poço para tirar agua,e tirou para todos os seus camelos.(Gn 24.16-20)
Veja o quanto ela é prestativa,respeitosa e bela,pura,virgem.Essa é a figura da igreja de JESUS Cristo,pronta para dar de beber a quem tiver sede,com esforço e respeito.Aleluia.
Até aqui ja falamos sobre o compromisso,o dote,mas agora falaremos da espera dos noivas para se encontrarem e se casarem.
Era costume judeu os noivos não se verem até o dia do casamento,podiam se conhecer,mas tinham de ficar um tempo sem se verem,passavam por um ritual de purificação e outros mais,até o grande dia.
A igreja espera ansiosa para ver seu noivo,para finalmente se encontrar com ele.JESUS disse:

Na casa de meu Pai há muitas moradas,se não fora assim eu vo-lo teria dito:vou preparar-vos lugar,e se eu for e vos preparar lugar,virei outra vez e vos levarei para mim mesmo,para que onde eu estiver,estejais vós também(Jo 14.2,3)

Assim como o noivo judeu ia preparar um lugar para ele e sua futura esposa estarem juntos,JESUS foi ao céu nos preparar um lindo lugar,para que onde ele esteja,estejamos nós também com ele.Aleluia.
Rebeca teve de esperar algum tempo para encontrar Isaque,o tempo de sua peregrinação até o lugar do encontro do noivo.Veja o que é perguntado a Rebeca:

E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.(Gn 24.58)

A igreja deve decidir-se,cada um de nós que somos parte deste corpo,deve se decidir por si só.Sera que eu quero ir mesmo ao encontro do noivo?Será que devo abandonar tudo pelo noivo?Pais e irmãos pelo noivo?Temos o exemplo de Rebeca que não titubiou,mas com conficção foi se encontrar com o noivo.
Perceba que é Rebeca quem vai ao encontro de Isaque,este estava orando no campo,concerteza orava por sua noiva:

E Rebeca se levantou com as suas moças,e subiram sobre os camelos,e seguiram o varão,e tomou aquele servo a Rebeca,e partiu.Ora Isaque vinha do caminho do poço de Laai-Roi,porque habitava na terra do sul,e Isaque saíra a orar no campo,sobre a tarde,e levantou seus olhos e olhou e eis que os camelos vinham(Gn 24.61-63)


Veja que linda palavra,cheia de significado profético.Estamos estudando a relaçao de Cristo e sua noiva,por isso tantos paralelos.
A biblia diz que JESUS vive a interceder por sua igreja(Hb 7.25),Isaque estava orando por Rebeca no campo.
É Rebeca quem vai ao encontro de Isaque,deixando sua terra,sua patria para encontrar-se com seu noivo.Será a igreja quem irá ao encontro de JESUS nos ares no grande arrebatamento,deixaremos finalmente esta terra,nossa nação,para finalmente encontrarmos com o Filho da promessa,o salvador do mundo.
Note que Rebeca pergunta ao Servo de Abraão quem era aquele moço que ali estava,pois ela nunca o havia visto,assim como nós nunca vimos a CRISTO.O servo apresenta-os e eles se amam.Quero relatar aqui que este servo simboliza o ESPIRITO SANTO,enviado pelo PAI,para cuidar da noiva de seu Filho.Esta é a missão do ESPIRITO SANTO,cuidar da igreja,acrescentá-la,santificá-la e enfeitá-la com jóias de santidade,justiça,vesti-la com linho fino,roupas brancas,que indicam pureza.
O Espirito Santo nos levará até Jesus no grande dia do arrebatamento,assim como o servo de Abraão o fez com Rebeca.
Algo me chama a atenção nesse texto,quando diz que eles se olharam.Para mim estou vendo,praticamente uma cena de filme,os amados se encontram,se olham e se amam.
Rebeca com gesto de respeito cobre seu rosto com o véu.Isso também nos faz entender a glória da face de CRISTO,mais forte que o sol ao meio dia.Aleluia.
Depois do compromisso,do dote,da espera,vem as bodas,ou seja,a festa de casamento.Bem aventurado os que são chamados as bodas do cordeiro,será dia de grande alegria e gozo.O próprio Jesus ansiou por este dia.Casamento sem festa não é casamento.
Fazia parte da tradição judaica a celebração da festa.Vemos Labão dando uma grande festa no casamento de Jacó.Dá-se a entender que a festa durava uma semana ou sete dias,isso nos faz entender plenitude de tempo,ou seja a festa do cordeiro irá durar o tempo exato,para depois se cumprirem outras profecias.
A biblia registra a história das dez virgens,cinco loucas e cinco prudentes,cinco reservaram azeite em suas lâmpadas e outras não.Perceba que todas eram virgens,mas nem todas eram vigilantes.Umas esperam seu noivo com muita cautela,outras dormiam e não percebiam o perigo que estavam correndo,o noivo poderia voltar para buscá-la a qualquer hora e elas nao o ouviriam chegar.
Nós como igreja precisamos manter nossas lâmpadas acesas,cheias de azeite(ESPIRITO),para a vinda do Noivo.Não podemos viver uma vida negligente,sem unção,sem óleo.Leia o texto:

Jesus disse: ;Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram
para se encontrar com o noivo. Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas
lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. Como o
noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
;À meia-noite se ouviu este grito: "O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!"
;Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas.
Aí as moças sem juízo disseram às outras: "Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se
apagando."
"De jeito nenhum", responderam as moças ajuizadas. "O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se
vocês querem óleo, vão comprar!"
;Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças
que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.
;Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: "Senhor, senhor, nos deixe entrar!"
;O noivo respondeu: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!"
E Jesus terminou, dizendo: ;Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.

Veja que a meia noite o noivo voltou,isso não quer dizer que JESUS virá exatamente a meia noite,mas virá numa hora que ninguem está esperando.Geralmente a essa hora as pessoas estão dormindo.Jesus disse que viria como um ladrão,sem avisar.
Enquanto cinco delas tinham sempre consigo o azeite necessário,as outras não se preocuparam com isso e deixaram para ultima hora a busca do azeite,o tempo de se buscar se chama hoje,a hora é agora,não brinquemos com nossa vida espiritual,pois a qualquer hora JESUS virá para buscar a noiva que ele comprou com seu dote,o SANGUE da cruz.
Na tradição judaica,quando o noivo vinha buscar sua esposa,ele vinha acompanhaco de seus companheiros,amigos,e faziam grande festa,barulho,enfim,todos se alegravam.Na volta de JESUS ele virá com seus anjos com poder e grande glória,rasgando os céus,e seus anjos recolherão seus santos aqui na terra para ceiarem em santa luz,nas bodas do cordeiro.
Só posso terminar dizendo:

Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem,e todas as tribos da terra se lamentarão,e verão o filho do homem,vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória,e Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta,os quais ajuntarão os seus escolhidos,desde os quatro ventos de uma a outra extremidade dos céus(Mt 24.30-31)








Nenhum comentário:

Postar um comentário