domingo, 1 de novembro de 2009

Defendendo a fé cristã


E estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós
(1 Pe 3.15 b)

Instruindo com mansidão os que resistem,a ver se porventura DEUS lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade
(2 Tm 2.25)

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

1-A ordenança de JESUS
a-Ide,fazei discipulos(Mt 28.19)
b-Ensinando-os a guardar...(Mt 28.20)
c-O propósito é a salvção(1 Tm 2.4)(Mc 16.16)

2-Características de um dissipulador
a-Sabe manejar a palavra da verdade(2 Tm 2.15)
b-Preparado para toda boa obra(2 Tm 2.21)
c-Apto para ensinar(2 Tm 2.24)
d-Tem que ser salvo e parecido com o Mestre(Lc 10.10)(Mt 10.25)

3-Homens que defenderam sua fé
A-Paulo
a-Se esforçou para pregar a Cristo(At 9.20-22,27)
b-Não perdia a oportunidade(At 17.2-4/13.16-23)

B-Apolo(At 18.24-28)
C-Pedro e João:Não perdiam a oportunidade(At 3.11-13;4.2)
D-Estevão(At 6.9,10)

E-Filipe(At 8.5-6)
a-Se dispôs a ensinar(At 8.29-31,35)
b-Abriu a palavra para um estrangeiro(At 8.37)

Há muito tempo eu vinha esperando a oportunidade de postar esse estudo,afinal de contas,ele é direcionado para todos nós cristãos,que recebemos do SENHOR a ordem de fazer discipulos e ensinar as nações a guardarem seus ensinos.
Para tanto devemos nos empenhar em estudar os textos sagrados,para nos acharmos aptos para toda boa obra,assim como Filipe que pregou para um estrangeiro que lia o rolo do profeta Isaías,porém não conseguia entender o que estava escrito.Ele lia o texto em que diz que Jesus foi levado ao matadouro como ovelha diante de seus tosqueadores.
DEUS quer que todos venham ao conhecimento da verdade e se salvem,por isso mandou que Filipe se apressasse ao encontro deste etíope.Filipe corre em obediencia a voz do ESPIRITO SANTO.
Como é importante estarmos atentos a voz do Senhor,Ele sabe quem está esperando uma palavra.Há muitos como este etíope,que querem entender as coisas de DEUS e que precisam de homens e mulheres de DEUS para lhes abrirem o entendimento.Não sejamos egoístas,saibamos compartilhar aquilo que DEUS tem nos dado.Não perca a oportunidade de apregoar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo em tempo e fora de tempo.
Graças a disponibilidade de Filipe e a boa vontade de aprender do etíope,uma alma foi salva naquele dia.Na mesma hora o moço em questão decide-se por Cristo,já querendo o batisto por imersão.Que coisa linda,Filipe não se preocupou em pregar para uma multidão e ser reconhecido por tal,ele pensou na alma que lhe esperava,não se deixou levar pelos preconceitos raciais,pois aquele homem era gentio e negro,o proprio texto nos leva a sua localidade e posição social.Porém Filipe decidiu obedecer a ordem do Mestre Nazareno:Ide,fazei discipulos de TODAS as nações.
Essa é a nossa missão,nosso dever,nossa tarefa a ser cumprida aqui:Pregar a todo aquele que vive,pois o desejo de DEUS é salvar os perdidos,curar os doentes de alma,libertar os oprimidos,e libertar os cativos.
JESUS te deu poder e autoridade para cumprir tal missão,ELE nos deixou a ordem,mas também providenciou meios para tal cumprimento:Eis que vos dou poder e autoridade.Então o que estamos esperando para abrirmos nossas bocas e dizer que Jesus Cristo é o Senhor?
Não estamos sós nessa obra,ELE disse:Eis que estou convosco até a consumção dos seculos.
Quem defenderá a fé jenuina?Os Tjs?Os Mormons?Os Espíritas?NÃO!Eu e voce.
Será que estamos prontos para dar a razão de nossa esperança a quem nos perguntar nas ruas,nas casas,hospitais,enfim?Por isso devemos conhecer as escrituras,pois a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de DEUS.
Como falaremos do plano de salvação se não o conhecermos?Como falaremos da vida eterna se nao conhecemos a doutrina?Como falaremos do arrebatamento se não o lemos ainda?
Por essas e outras razões,eu estava tão ansioso para postar esse estudo.Com o intúito de despertar os filhos de DEUS para uma meditação mais aprofundada na biblia sagrada.
Paulo lia o velho testamento e citava em suas cartas as referencias para provar que JESUS era de fato o Cristo prometido para Israel e o mundo.E nós o que estamos fazendo nesse sentido?
Temos de defender nossa fé no FILHO DE DEUS,temos que conhecer o que a biblia diz sobre ELE,seu poder,seu governo,seus atributos,afinal foi a nós que JESUS enviou.
A biblia diz que Apolo era homem fervoroso e poderoso nas escrituras.Imagina só Apolo pregando,devia citar muitos textos sagrados para mostrar que JESUS de Nazaré era o Messias.
O bom discipulador tem de parecer com o Mestre que lhe enviou,para que todos o vejam nele.
Busquemos,pois,a partir de hoje,sermos como Paulo,Apolo,e esses outros homens que viraram o mundo da época de cabeça pra baixo com a doutrina cristã,pura e jenuina.
O mundo precisa de JESUS e somos nós quem podemos levar ao mundo o SENHOR DA SEARA.
Que o ESPIRITO SANTO vos inquiete a pregar em tempo e fora de tempo sobre aquele que morreu na cruz,sobre sua doutrina e sua vontade para os homens,QUE Jesus TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário