terça-feira, 24 de novembro de 2009

A noiva do Cordeiro

Ezequiel 16.8-14

8
E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor DEUS, e tu ficaste sendo minha.
9
Então te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.
10
E te vesti com roupas bordadas, e te calcei com pele de texugo, e te cingi com linho fino, e te cobri de seda.
11
E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao redor do teu pescoço.
12
E te pus um pendente na testa, e brincos nas orelhas, e uma coroa de glória na cabeça.
13
E assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, e mel e azeite; e foste formosa em extremo, e foste próspera, até chegares a realeza.
14
E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor DEUS.

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

Essa deve ser a imagem da igreja de Cristo,o cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo.
Lemos no texto acima uma ilustração feita pelo profeta,inspirado por DEUS,do povo de Jerusálem com uma noiva toda arrumada para casar-se.
O contexto dessa passagem refere-se a infidelidade de Jerusálem para com o seu Noivo,DEUS.
O SENHOR havia criado aquela pequenina criança órfã que havia sido abandonada por seus pais,ainda envolta de sangue do seu nascimento fora desprezada,contudo alguém resolveu cuidar daquela criança suja e abondonada:

2 Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém as suas abominações.
3 E dize: Assim diz o Senhor DEUS a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus. Teu pai era amorreu, e tua mãe hetéia.
4 E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.
5 Não se apiedou de ti olho algum, para te fazer alguma coisa disto, compadecendo-se de ti; antes foste lançada em pleno campo, pelo nojo da tua pessoa, no dia em que nasceste.
6 E, passando eu junto de ti, vi-te a revolver-te no teu sangue, e disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estejas no teu sangue, vive.
7 Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo, e cresceste, e te engrandeceste, e chegaste à grande formosura; avultaram os seios, e cresceu o teu cabelo; mas estavas nua e descoberta.

Veja o cuidado de DEUS na vida daquele povo,desde muito cedo desprezado pelas nações,sem valor algum,contudo DEUS amou Israel e cuidou dele como de uma criança,limpou-a,sarou-a e investiu grandemente nela,até que esta crescesse e fosse desposada.Entretando,Jerusalém esqueceu-se de onde havia saído e fez tudo o que era mal oas olhos de seu marido,o SENHOR.
Da mesma maneira Cristo investiu grandemente em sua igreja,pagou um preço de sangue por ela,sangue incorruptível,mais valioso que ouro e prata,por isso exige de sua noiva fidelidade,compromisso,respeito e obidiência.
Num relacionamento conjugal os cônjuges juram fidelidade um ao outro bem em cima do altar,fidelidade até que a morte os separe.Cristo selou um compromisso conosco,foi nos preparar um lugar,disse que viria nos buscar,nos fez promessas lindas,nos encheu de bençãos e presentes,nos ataviou com jóias de santidade,pureza e amor,nou ungiu com seu precioso ESPÍRITO SANTO e nos selou com seu penhor.
Podemos afirmar que o investimento do Noivo não foi pequeno,então o mínimo que esta noiva pode dar é sua lealdade ao esposo JESUS DE NAZARÉ.
Observe que está escrito em Ezequiel:

14 E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor DEUS.

Entendemos que a beleza da noiva não estava nela mesma,mas na glória de DEUS,O DEUS que a alimentou e a fez crescer com saúde.A igreja de CRISTO só é bela por causa da Glória que JESUS derramou sobre nós,se não houver glória real,não há valor ou majestade na igreja.
Paulo faz um paralelo muito interesante com esse texto.Ele diz em éfésios:

25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Veja que Paulo compara os textos,entendendo pelo Espirito que tudo que fora escrito anterior a Cristo era sombra ou figura das coisas futuras.O apóstolo dos gentios exorta a igreja a amar e sujeitar-se a Cristo com reverência,pois Cristo amou sua igreja e a prova disso foi que Ele entregou-se a si mesmo por ela,para como no texto de ezequiel,lavá-la,curá-la e ungí-la.
Jesus quer sua noiva gloriosa,linda,sem rugas ou defeitos,ou seja,perfeita,sem pecados,com o caráter renovado,a índole santa.
Sede santos,porque eu sou santo,diz o SENHOR!
Da mesma forma que o varão deixa sua casa e une-se a uma mulher,Cristo fez-se carne,morreu na cruz,ou seja,pagou o dote,para casar-se com esta noiva,a igreja.
Veremos nos próximos estudos mais sobre Cristo e sua igreja,sua noiva...Que JESUS vos abençoe.



Um comentário:

  1. Que bênção esta Palavra ! No afirma o amor do nosso Deus por nós e também do Noivo !
    Pra. Isabel

    ResponderExcluir