terça-feira, 17 de novembro de 2009

O POVO DE DEUS


Mas vós sois a geração eleita,o sacerdócio real,a nação santa,o povo adquirido,para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz
(1 Pe 2.9)

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

A-Geração eleita
1-Eleitos por Deus(1 Ts 1.4)
2-Eleitos em Cristo(Ef 1.4)
3-Eleitos para Cristo(Rm 1.6)
4-Para obediencia(1 Pe 1.2)
5-Eleitos não por obras(Rm 9.11)(Dt 9.4,5)
B-Sacerdócio Real
1-Através de Jesus(Ap 1.5-6)
2-Para ministrar a salvação(At 5.42)
3-Para reinar na terra(Ap 5.10)

C-Nação Santa
1-Separada do mundo(sistema mundano)(Dt 10.15)(Dt 4.37)
2-Que não quer amizade do mundo(Tg 4.4)
3-Chamada para dar frutos(Jo 15.16)
4-A nação é santa porque o SEU dono é santo(1 Pe 1.15-16)

D-Povo Adquirido
1-Que alcansou misericódia(1 Pe 2.10)
2-Adquirido pelo sangue de Jesus(Ap 5.9)
3-Liberto da escravidão(Dt 6.7)
4-Que é especial e zelozo de boas obras(Tt 2.14)
5-Que é único e singular(1 Cr 17.21)
6-Que antes não era Povo(Rm 9.25-26)
Começaremos a partir de hoje uma série de estudos sobre nós,a igreja de JESUS.
O que a biblia tem a dizer sobre o povo de DEUS?Como somos chamados?A quem somos comparados?Quais as nossas características?
Isso e muito mais será exposto aqui no blog JESUS é o REI.
Tudo que DEUS faz,Ele faz bem feito e com propósitos firmes e determinados.Deus não nos chamou para brincarmos de ser crentes ou para simplismente nos reunirmos semanalmente em um templo e pronto.Não!
Deus nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz com o fim de anunciarmos o seu poder,a sua virtude,a sua salvação.E como podemos fazer isso?Podemos começar com o nosso testemunho de cristão,afinal,somos a luz do mundo e o sal da terra e devemos como tais levar o testemunho de Cristo aos cegos e sedentos da verdade.
Fomos eleitos em Cristo por DEUS e para sermos ou pertencermos a Jesus.Eleição quer dizer que DEUS nos escolheu por sua própria vontade,sabedoria,enfim,assim como nas eleições presidenciais,onde escolhemos o nosso candidato e o elegemos, DEUS escolheu-nos em meio a suas criaturas e fez-nos seus filhos.
Posso dizer que eleição é predestinação,veja:
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo,para que fôssemos santos e irrepeensivos diante dele em amor e nos predestinou para filhos de adoção em Jesus Cristo,para si mesmo,segundo o beneplácito da sua vontade.
Essa predestinação nos leva ao plano salvívico de DEUS através do cordeiro morto antes da fundação do mundo,ou seja,a salvação foi arquitetada pelo Senhor na eternidade,pois DEUS é onisciente(conhece o futuro)e sabia o que aconteceria com sua criatura ao longo dos tempos.
Paulo disse aos romanos:
...entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.
Foi para isso que DEUS nos chamou das trevas,para pertencermos a LUZ DOS GENTIOS,Jesus e para sermos em tudo obidientes:
Eleitos segundo a presciência de DEUS PAI,em santificação do Espirito,para a obidiência e aspersão do sangue de Jesus Cristo.
Fomos eleitos ou escolhidos não porque merecíamos ou porque fazíamos boas obras,mas sim por causa do Próprio DEUS e para que houvesse um povo que désse testemunho da luz,que mostrásse que há um DEUS misericordioso que ama sua criatura e que odeia a impiedade:
Quando,pois o Senhor os lançar fora de diante de ti,não fales em teu coração,dizendo:Por causa da minha justiça é que o Senhor me trouxe a esta terra para a possuir,porque pela impiedade destas nações é que o Senhor as lança fora diante de ti,não é por causa da tua justiça,nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a terra,mas pela impiedade destas nações o Senhor teu DEUS as lança fora de diante de ti.
Veja como está explicita a doutrina da graça,como a salvação é um dom de DEUS e não retribuiçaõ de justiça humana.
Com os hebreus vemos DEUS os ajudando por amor e lhes dando a terra prometida,conosco vemos Cristo morrer na cruz para que possamos herdar os céus.Que DEUS maravilhoso e sábio!
Somos o sacerdócio real,ou seja,somos o povo encubido de anunciarmos a palavra,temos a responsabilidade de ministrarmos as coisas santas do Senhor,assim como os antigos sacerdotes da tribo de Levi.O interessante é que aquilo que estava restrito a uma única tribo passou a ser válido para todo aquele que crê em JESUS.Não somos apenas sacerdotes,se bem que isso ja é uma grande honra,somos também reis,pois o termo diz sacerdócio real,por isso reinaremos com o rei dos reis e Senhor dos senhores na terra.Somos sacerdotes do DEUS REI.
A igreja é uma nação,um organismo local e ao mesmo tempo universal,corpórea e visível,mas ao mesmo tempo invisível,pois só Cristo conhece sua igreja e seu tamanho.Todas as congregações lavadas no sangue um dia se reunirão e formarão um lindo corpo,pessoas de todas as nações,povos e linguas.Aleluia.
A igreja é uma nação santa,pois pertence a um DEUS santo,por isso não se sujeita ao sistema mundano,implantado nesta terra.
A amizade do mundo é inimizade contra DEUS.De quem você quer ser amigo?Não tem como manter associação com ambos.É IMPOSSÍVEL!
Essa nação foi adquirida por um grande preço,um valor incalculável,preço de sangue,o sangue de um justo chamado Cristo.
Através do seu sangue,ele nos comprou para DEUS e nos fez reis e sacerdotes(Ap 5.10).Esse sangue vale mais que ouro e prata,pois não é algo corruptivel,que perece,mas continua valendo.
Não éramos povo,mas agora somos chamados de filhos de DEUS.Não éramos amados,mas agora somos amados,.Não tínhamos alcansado misericórdia,mas agora alcansamos misericórdia.
O povo hebreu no egito é figura do homem natural que vive em escravidão no egito(mundo),liderados por faraó(o deus deste século),Moisés é figura de Cristo que tira o povo da ecravidão do pecado e os leva a terra prometida(céu).
Somos um povo singular,exclusivo...temos um dono...DEUS,nosso governador!
Só posso terminar dizendo:
...O qual se deu a si mesmo por nós,para remir-nos de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial,zelozo de boas obras. e
Como é santo aquele que vos chamou,sede vós também santos em toda vossa maneira de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário