domingo, 26 de dezembro de 2010

A Alegria do Cristão



...portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.(Ne 8.10)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

I-O Deus de Alegria


1- Deus Alegra seu povo(Jr 31.13)( 2 Cr 20.17)(Ne 12.43)
2- Deus põe um fim na tristeza(Is 35.10)
3- Deus enxugará nossas lágrimas para sempre(Ap 7.17;21.4)

II-A Alegria do Cristão

1- Está em Deus(Sl 35.9)(Is 29.19)(Hc 3.18)
2- Está em Jesus Cristo, nosso Senhor(Jo 16.22)( Fp 3.1;4.4)
3- Está No Espírito Santo ( Rm 14.17)
4- Está na Palavra de Deus( Sl 19.8)
5- Está no nome de Deus(Sl 89.15,16)
6- Está na bondade de Deus(Sl 34.2)
7- Está na presença de Deus(Sl 16;11)(1 Cr 16.10)
8- Está na Proteção de Deus(Sl 5.11;63.5-11)
9- Está na Salvação que vem de Deus(Sl 51.12)(Lc 10.20)
10-Está na Graça de Deus(At 11.23)
11-Está nas Grandes obras de Deus(Sl 126.3)
12-Está na Casa de Deus( Sl 122.1) (Is 56.7)(Ed 6.16)
13-Está em estar com o povo de Deus(At 2.46)
14-Está em praticar a justiça(Pv 21.15)
15-Está em participar das aflições de Cristo(1 Pe 4.13)

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.(Fp 4.4)

Fico admirado com a palavra do Senhor a cada dia, visto que Deus sempre tem uma porção para nos alimentar e alegrar nossos corações.
Todos nós passamos por momentos difíceis é bem verdade, muitas vezes é notável em nossas feições o abatimento de nossos corações, porém como cristãos temos uma grande vantagem: A presença do Senhor.
A Bíblia diz:

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.(Sl 16.11)

Pois é na presença de Deus há fartura de alegria e o Senhor está sempre conosco para nos alegrar.
Muitos pensam que o cristão é triste. Certa vez um colega meu em plena sala de aula perguntou-me: " Frankcimarks, você é feliz?" Então eu retruquei: Por quê você está me perguntando isso?- Ele disse: É porque você não vai a festas, não bebe, não fica com as garotas por ai, etc...( Parecia que ele estava com pena de mim, rsrsrsrs). Eu lhe disse o que Paulo disse aos Romanos:

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.(Rm 14.17)

Se ele soubesse a alegria que sentimos em nossos corações. Deus, o Pai nos alegra. O Filho Jesus nos alegra. O Espírito Santo nos alegra.
Nossa alegria não depende de coisas terrenas, coisas passageiras. Nossa alegria independe de momentos ou circunstâncias. Lembro-me do que o profeta Habacuque disse:

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.(Hc 3.17,18)


Realmente é impossível um descrente entender isso. Ainda que dê tudo errado, ainda que nos falte coisas terrenas, ainda assim podemos nos alegrar na salvação do Senhor!
Outro exemplo disso é o apóstolo Paulo, que sempre era açoitado, aprisionado em cadeias e mesmo assim cantava louvores ao Senhor e recomendava aos irmãos de Filipos que se regozijassem sempre, SEMPRE, no Senhor. Aleluia.

Não estamos isentos de passarmos por momentos de angústia, tanto que diversas vezes o salmista louvou a Deus pedindo que o livrasse da angústia em sua alma. Mas ainda assim perceba a diferença entre o que serve e o que não serve a Deus:

Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.
Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei(Sl 43.4,5)


O salmista estava abatido, em angústia, mas ainda assim alegrava-se em Deus, por causa de sua esperança e fé naquele que responde as orações dos justos.
Veja outro caso:

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.(Sl 30.5)

O choro vem muitas vezes em nossos leitos, na solidão da noite, em momentos de trevas, em momentos em que parece que tudo está perdido. Mas assim como Suas misericórdias se renovam assim a alegria vem pela manhã. A manhã de Deus sempre chega nas nossas vidas, a luz da esperança, o cheiro da primavera e o tempo de cantar, Aleluia!
Deus faz tudo novo em nossas vidas. Abra a janela de sua casa e veja o lindo sol que vai nascendo, as campinas verdejantes, a grama tão bem aparada em sua frente, um belo jardim no canto da parede, flores amarelas, ouça também o canto dos pássaros, a sinfonia de vitória que Deus está trazendo para seus filhos amados. É assim que vejo um novo dia depois de uma noite de provação.

Talvez você esteja chorando, quem sabe assim como o salmista, com a alma abatida, mas ouça o que a palavra de Deus diz:

Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.(Sl 126.5,6)


Há tempo para tudo debaixo do céu:

Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;(Ec 3.4)

Paulo tinha todos os motivos para ser o homem mais triste de seu tempo, mas ao falar de seu ministério olhe o que ele diz:

Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.(2 Co 6.10)

Não confunda alegria com felicidade. Felicidade á algo bom, mas passageiro.

O Nosso Deus é um Deus que alegra seu povo. Ele alegrou Josafá dando-lhe vitória contra seus inimigos e fazendo-lhe vencer a guerra somente através do louvor. Posso vê-lo dizendo:

Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.(Sl 126.3)

Deus alegrou seu povo ao libertá-los da escravidão no Egito, Moisés louvou e Miriam dançou de alegria ao atravessar o mar vermelho. Somente Deus alegra seu povo.
Deus alegrou o remanescente vindo do cativeiro babilônico na consagração do templo com Esdras e Neemias:

E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.(Ne 12.43)

O mesmo povo que havia pendurado suas harpas no salgueiro junto aos rios de Babilônia, agora cantavam, dançavam e se alegravam na presença do Senhor. Deus é quem nos alegra nos dando vitória. Aleluia!

Mas, nossa maior vitória é aquela dita por Jesus ao ver seus discipulos alegres por verem os demônios se sujeitarem a eles:

Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.(Lc 10.20)

Nossa alegria está na salvação que Jesus operou por nós.
O cristão tem seu exemplo maior em Cristo, Jesus também se alegrou:

Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.(Lc 10.21)

Gosto muito desse hino de Diante do Trono, que fala exatamente sobre isso. Enquanto meditava nesse estudo, essa canção estava nos meus lábios:

Há alegria
E brados de vitória nas tendas dos justos do Senhor
Há alegria
E brados de vitória nas tendas dos justos do Senhor

Sua destra tem feito grandes coisas
Sua destra pra sempre exaltai
Sua destra opera maravilhas
Sua destra exaltai
Sua destra exaltai

Só posso terminar dizendo:

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.(Fp 4.4)

Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.(Jr 31.13)

Um comentário:

  1. Estava procurando algo que me ajudasse a desenvolver o tema da alegria na presença do Senhor e este estudo ou meditação foi direto ao ponto. Levarei uma meditação no dia 26.12.12 à residência de uma irmã aniversariante e desejo que este assunto possa inquietar e aquecer o coração dos irmãos presentes. Parabens pelo estudo! Que Deus continue te abençoando!!!!!

    ResponderExcluir