terça-feira, 27 de julho de 2010

Jesus em Gênesis




E começando por Moisés, e por todos os profetas,explicava-lhes o que dele se achava em todas as escrituras(Lc 24.27)

Estudo por Frankcimarks Oliveira


Baseado no verso acima, mostrarei o que Jesus fez a mais de 2.000 anos atrás. Começaremos pelo livro de Gênesis e passaremos por vários livros da Biblia Sagrada.
Este blog já apresenta um estudo similar em: As escrituras falam de Jesus.
As referências a serem estudadas tratam-se de ilustrações e sombras das coisas futuras, pois Jesus propriamente dito veio somente a partir do nascimento virginal de Maria.Por exemplo, Jesus não era Isaque, mas Isaque, filho de Abraão representava Jesus num futuro proximo.

1-A semente da mulher(Gn 3.15).Visto que Jesus nasceu de mulher e sob a lei para cumprir as profecias e nos salvar.Semente aqui se refere a descendencia da mulher, encarnação: O verbo se fez carne e habitou entre nós(Jo 1)

2-O animal sacrificado para a fabricação de vestes para cobrir as vergonhas(o pecado) de Adão e Eva(Gn 3.21). Visto que Jesus é chamado de o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, cumprindo as profecias que dizem que como um cordeiro mudo diante de seus tosquiadores ele não abriu a sua boca e visto que Jesus é chamado de nossa páscoa.

3-Noé ilustra a salvação do mundo através de um único homem(Gn 7).Porque nós bem sabemos que somente em Jesus há salvação, como está escrito em atos 4.12: Porque em nenhum outro há salvação,porque dentre os homens nenhum outro nome há pelo qual devamos ser salvos. Jesus mesmo disse que somente nele há salvação: Eu SOU o caminho( o unico), a verdade( absoluta) e a vida( eterna), ninguém vem ao Pai se não for por mim.(Jo 14.6)-grifo meu.

4-A única porta da arca é uma ilustração de Jesus como única saída para a salvação(Gn 6.16/Jo 10.9). Visto que Jesus disse :Eu sou a porta, quem entrar por mim,salvar-se-áe entrará e sairá e achará pastagens...exatamente como na arca de Noé, onde todos entraram e sairam salvos da condenação(o dilúvio)

5-O rei de Salém(Paz) e sacerdote Melquisedeque ilustra Jesus, o sacerdote eterno e verdadeiro Rei de Paz(Gn 14.18/Hb 5.6;7.1-28)>" é interessante ressaltar que Abrão tomou da santa ceia por Melquisedeque, que lhe dera pão e vinho." O Pão vivo que desceu do céu é Cristo,sua carne, o vinho é seu sangue remidor.Jesus instituiu a ceia: Fazei isso em memória de mim(1 Co 11.24)

6-Isaque, o filho da promessa ilustra Jesus, o verdadeiro Prometido ao mundo, que nascera na plenitude dos tempos.Isaque nascera quando Abraão tinha cem anos(tempo pleno e completo).Isaque nascera por um milagre, visto que sua mãe era idosa...Jesus nascera de um milagre,já que sua mãe o gerara virgem.(Gn 21;24)
0
7-O cordeiro da providencia ilustra Jesus no monte Gólgota, morrendo no lugar dos homens, visto que Deus providenciou um cordeiro para morrer no lugar de Isaque no monte Moriá(Gn 22)

8-A escada de Jacó, que ligava o céu e a terra, onde os anjos de Deus subiam e desciam sobre ela ilustram Jesus, único mediador entre Deus e os Homens(Jacó)(Gn 28.10-13). Porque há um só Deus e um só mediador( uma escada)entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem(1 Tm 2.5)-grifo meu.

9-José do Egito, filho de Jacó, ilustra Jesus, que foi traído por seus irmãos, vendido por moedas,com isto acaba concedendo um grande livramento a seu povo. José é posto como governador do Egito. Quando seus irmãos o reencontram ,lamentam muito e choram bastante. Tudo isto mostra o que aconteceu e o que acontecerá com Jesus, o governador do universo,que quando for reencontrado por seus irmãos(os Judeus)os verá chorando e lamentando como quem chora por um primogênito. Isto ocorreu depois de um período de tribulação na terra( a fome). Do mesmo modo Jesus virá pelejar no Armajedom por Israel depois de um período de Tribulação e lhe dará um grande livramento. Para nós cristãos a traição e a venda de Jesus nos acarretou em salvação eterna,visto que os gentios egipcios aceitaram José como governador e foram poupados dos danos. (Gn 37-46)

Quero concluir dizendo que cada pessoa acima viveu sua vida normalmente, sem saber que sua história estava ilustrando alguns fatos que o Messias Salvador viveria séculos adiante.
É evidente que nem tudo na vida dessas pessoas pode se atribuir a Cristo, pois muitos dos personagens que ilustram a Cristo eram pecadores e falharam diversas vezes.
Apenas algumas coisas podem ser usadas dentro de um contexto, sem forçar os textos, para se entender a onisciencia de Deus.
Creio que assim Deus o permitiu para que pudéssemos reconhecer o seu Messias prometido, Jesus Cristo. Somente um cego espiritual não consegue ver que Jesus é de fato o Cristo de Deus.
Toda a Biblia nos fala de Jesus, para que ninguém venha a dizer: Ah, se eu soubésse...

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O Salmo 121



Estudo Por Frankcimarks Oliveira

I-Precisamos determinar o alvo certo(V.1)

a-Deus é o nosso alvo. Nele Há salvação(Is 45.22)
b-Olhando para o autor da fé(Hb 12.2)

II-Precisamos ter conficcção de vitória(V.2)
a-Paulo e Silas na prisão louvaram Àquele que é Poderoso para agir(Ef 3.20)(Jd 1.24)
b-Moisés sabia em quem cria e que não o abandonaria na batalha(Ex 14.13,14;15.2-3)
c-Eu conheço , eu sei em quem tenho crido, ele é fiel(2 Tm 1.12)

III-Precisamos saber que Deus está nos vendo(v.3-8)
a-Sei que o Senhor nem se cansa nem se fatiga(Is 40.28)
b-José do Egito fora lançado numa cova sem água.Deus guardava José no egito(Gn 37.24;39.2,21,23)
c-Jeremias foi lançado numa cistena sem agua. Deus o guardou e o ajudou através de um etíope(Jr 38.6-13)

Neste salmo gostaria de falar sobre o seguinte tema: 3 coisas fundamentais que não podemos nos esquecer!

Temos que saber de aspectos fundamentais da nossa fé em Deus.
Primeiro, não estamos imunes do sofrimento ou da angústia.Muitos estão dizendo nos púlpitos que o cristão não pode vivenciar lutas,enfermidades ou pobreza,pregam uma doutrina chamada" Teologia da Prosperidade" e fico preocupado com determinados cristãos que se frustram quando percebem que não vivem essa vida de super crentes.

Segundo,temos que saber que essas situações contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Ora, nem mesmo Jesus Cristo passou ilezo por esta vida. O apóstolo Paulo carregou em seu corpo as marcas de Cristo. Nós não somos diferentes ou melhores que ele.

Terceiro, temos que ter experiências com Deus, saber que Ele vive e cuida de seu povo.

O Salmista cantou um cantico novo ao Senhor quando vivenciou uma experiência difícil. É tão verídico que ele diz: O meu socorro vem do Senhor...ora só precisa de socorro que está em apuros. O que me chama a atenção é que ele afirma ou determina que o seu socorro vem de Deus. Este poeta sabia a quem servia, já tinha tido experiências com Deus e com sua fidelidade.

Quando o perigo vem, quando o problema chega, quando a adversidade bate na nossa porta, a quem recorremos ou para quem olhamos?
Devemos olhar para os montes:

O Seu fundamento está nos montes santos(Sl 87.1)

O Deus de Abraão é o Deus El-Shadday, ou seja, o Deus Todo-Poderoso, também conhecido como o Deus das montanhas, elevado, acima da terra, altíssimo.
Quando o nosso olhar está voltado para Deus somos salvos,e como ele está num alto retiro, todos os povos da terra podem contemplá-lo( Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra)

Mesmo numa cova, mesmo numa cisterna funda e lamacenta, temos que determinar um alvo e fitar bem nossos olhos nele, pois se formos olhar para os escorpiões do deserto dentro da cova, ou até mesmo serpentes peçonhentas em nossa volta, seremos tomados por um medo tão terrível que anulará nossa fé.

Imagino José olhando para cima, mesmo dentro de uma cova vazia,onde deveria haver água para saciar a sede dos viajantes no deserto. Deus guardou a vida do jovem José, pois se houvesse água ali José se afogaria.
O Guarda de Israel não dorme. Secou a cisterna e livrou seu servo de morrer afogado. Aleluia.

Imagino Jeremias, açoitado,ferido, machucado dentro de outra cisterna,olhando para a boca do poço e dizendo o salmo 121: O Meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Visto que os salmos são canticos, Jeremias louvou mesmo na lama...e hoje nos inspira a louvar a fidelidade do Senhor nos piores momentos de nossa vida.
Deus sempre tem alguém para nos ajudar, no caso de Jeremias um homem etíope, que teve misericordia do estado do profeta e intercedeu junto ao rei pela vida do mesmo.
Tem alguém intercedendo por nós ao Rei dos reis e Senhor dos senhores: Jesus!
Quando menos esperarmos o socorro chegará até nós e nos tirará do poço da tristeza, do abandono e da solidão.

Estes homens sofreram por causa do testemunho santo que deram, por sua fidelidade ao Senhor, por isso foram ouvidos no tempo da angustia.

Saiba de uma coisa: Deus está acordado e está te vendo, ele não dorme, não pisca os olhos, não se cansa nem se fatiga, não tem esquadrinhamento o seu pensamento,e ele te guarda de todo o mal. Voce pode até passar por dificuldades,mas o Senhor vem ao teu socorro.

O Senhor te contempla, Ele guarda a tua entrada e a tua saída, assim como no deserto, na saída do egito e na entrada de Canaã, Deus se fez presente na coluna de fogo e na nuvem, para guardar seu povo...

Termino te dizendo 3 coisas:

1-Olhe pra Jesus...sempre!
2-Creia no socorro de Deus...a tua vitória.
3-Deus está te vendo em todas as situações.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O Salmo 20



Estudo por Frankcimarks Oliveira

I-O SENHOR te ouça na angústia(v.1)
a-Pois Ele é socorro bem presente nessas horas(Sl 46.1)
b-Ana clamou ao Senhor e foi ouvida(1 Sm 1.10-19,20)
c-Deus atentou para a angústia de Hagar e a ouviu(Gn 16.11)

II-O SENHOR te socorra(v.2)
a-Pois o teu socorro só pode vir Dele(Sl 121.1)
b-Nosso socorro está no nome Dele(SL 124.8)
C-Davi sabia bem disso na luta contra o gigante Golias(1 Sm 17.45,50)
d-A mulher cananéia pediu socorro ao nome de Jesus(Mt 15.22,25)

III-O SENHOR é a nossa bandeira(v.5)
a-Para vencer as guerras(Ex 17.8-16)
b-Para me cobrir com seu amor em comunhão(Ct 2.4)

IV- O SENHOR nos garante vitória. Devemos confiar somente em Deus(v.6-8)
a-Porque Ele mesmo já vencera o mundo(Jo 16.33)
b-Através da fé(1 Jo 5.4)
c-Fez muitos de seus servos vencerem lutas pela fé( Hb 11.32-34)
d-Somos mais que vencedores em Cristo Jesus(Rm 8.37)


Quero ser bem breve nesse comentário,pois o esboço está bem claro. O Salmo 20 é um salmo de confiança em Deus, principalmente nas horas de lutas,dificuldades, e adversidades da vida.

Davi era um soldado valente que confiava no nome do Senhor dos Exércitos, tinha experiências com o Deus de Jacó e sabia que podia confiar em Seu nome, que já o livrara tantas vezes em tantos confrontos. Sabia que quando o patriarca Jacó precisou da ajuda deste Deus,foi amparado com a destra onipotente do Grande Eu sou.

Assim eu e você podemos descansar e levantar a bandeira da vitória no nome daquele que nos amou e a si mesmo se entregou para nos fazer mais que vencedores.
Suas mãos estãos estendidas para nos livrar do mal, assim como Moisés estendera sua mão sobre o monte na guerra contra os amalequitas e Israel foi triunfante, O Senhor estende sobre nós a sua destra de justiça para nos fazer vencer.

Sua mão levantada nos fala de perseverança e motivação, seu pendão nos faz avançar e seguir em frente. Sua bandeira nos diz qual é a nossa identidade e quem é autoridade sobre nós: O Senhor poderoso na batalha, o rei da glória! Aleluia.
Sua Bandeira erguida nos diz que a vitória é nossa. Assim como Cristo disse:No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo...Se Jesus venceu então eu ja venci também e em todas estas coisas(aflições: dor, fome, espada, perigo, perseguições,frio,etc) somos mais que vencedores em Cristo Jesus, como disse Paulo aos romanos.

Deus faz o seu povo vencer através da fé. É preciso ter fé para vencer as lutas, é preciso confiar no nome do Senhor, no nome do Deus de Jacó, pois ele sempre nos ouve nas angústias, chega sempre na hora certa e faz cessar o vento forte. Aleluia.

Jeová Nissi, O Senhor é a minha bandeira! Clame a ele e Ele te ouvirá, te colocará num alto refúgio e debaixo de suas asas estarás seguro.Não olhe nem para direita nem para esquerda, mas olhe firme para as mãos do Todo Poderoso e veja sua bandeira erguida sobre o monte. Não confie em coisas terrenas( carros de guerra, cavalos de guerra) mas confie no Senhor dos Exercitos e faça menção deste nome, porque diante deste poderoso nome ( Jesus) o inimigo cai por terra, diante deste nome todos se prostram e confessam que Cristo é o Senhor.Em Deus faremos proezas...
Creia nisso! Que Jesus te abençõe!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Idolatria no Brasil




Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.(Ex 20.3-5)


Texto por Frankcimarks Oliveira

Ainda que esta imagem carregue o nome de Cristo é maldita, pois a Biblia é bem enfática ao dizer: Não farás para ti imagem de escultura!

Como eu disse, de nada adianta chamar estes ídolos de Deus, Jesus, Cristo redentor, Jeová, enfim,a verdade é que o proprio Deus deixou bem claro que é permanentemente proibida a fabricação de tais.

Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.(v. 7)

Vimos o que aconteceu com o bezerro de ouro, em que Aarão chamou o mesmo de Yahweh(... Festa ao Senhor) tomando assim o nome santo de Deus em vão.(Essa é uma das maneiras de não santificar o nome de Deus)

Hoje é bem comum se tomar o nome do Senhor em vão, pois vemos em algumas igrejas sacerdotes chamando estes idolos feios e sem graça de Jesus, não sabem que Cristo é glorioso, santo e mais sublime que os céus.

Conheçamos um pouco sobre esta imagem:( Texto retirado da wikepédia)

O Cristo Redentor é um monumento de Jesus Cristo localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Está localizado no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. De seus 38 metros, oito estão no pedestal. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do catolicismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. O Guiness World Records, versão atualizada de 2009, considera o Cristo Redentor a maior estátua de Cristo.

Em 22 de março de 1923, seguidores da Igreja Batista declararam em nota publicada em O Jornal Batista, órgão oficial da Convenção Batista Brasileira, seu desgosto quanto à construção do Cristo Redentor. A nota afirmava que a construção "será a um tempo um atestado eloqüente de idolatria da igreja de Roma."

Entretanto, a Igreja Católica sempre manteve-se firme em sua posição, demonstrando claramente que jamais adotou a idolatria em sua Doutrina, esclarecendo sempre que as imagens de santos em suas Igrejas são vistos por seus fiéis como exemplos de fé a serem seguidos.( Wikepédia)

Chamar uma abominação destas de uma das sete maravilhas do mundo é fazer chacota da palavra de Deus, que condena tão firmimente tais práticas.
Quando olhamos para o Rio de Janeiro vemos as consequêncis de tão grande idolatria:

1-Maior índice de homicídios por arma de fogo
2-Centro do tráfico de drogas no país
3-Alto índice de prostitução
4-Violência doméstica e assaltos em rua...

Ainda chamam o Rio de cidade Maravilhosa, mas a verdadeira cidade maravilhosa é aquela que desce do céu, ataviada como uma noiva para seu esposo,A NOVA JERUSÁLEM.

Quero só ilustrar o quanto o Rio precisa de Jesus; é claro que muitos outros fatores estão relacionados para o acontecimento dos indices acima, mas não tenho dúvida que todo o povo sofrerá por suas más escolhas, preferem honrar a pedra do que o verdadeiro Deus.

Orem pela cidade do Rio de Janeiro!

sábado, 10 de julho de 2010

Idolatria na Índia: Culto a vaca



Texto por Frankcimarks Oliveira

Tudo que foi dito abaixo está de acordo com pesquisas de internet (sites especializados)

Nos estudos anteriores vimos que o culto ao bezerro é uma realidade nos dias atuais, desde o egito biblico aos dias de hoje vemos o mesmo engano atuando no mundo moderno.
Infelizmente as pessoas que não leem a Biblia acham tudo muito bonito e exótico, chamam a isto cultura popular, mas não percebem que se trata de uma atuação diabólica,para afrontar o Deus dos Céus e sua Palavra que condena todas estas coisas.

A índia é um dos países mais idólatras na face da terra, possui milhões de deuses, cada um com uma função diferente, um para fazer chover, outro para os animais, outro para a fertilidade da terra, enfim, seus milhões de deuses são adorados e respeitados pelos hindus, que muitas vezes ou a maioria das vezes dão mais respeito a estes deuses falsos( animais como rato e vaca)do que a seres humanos iguais a eles.

A vaca, por exemplo, é considerado pelos indianos como sendo um animal sagrado, por isso é que na Índia é proibido o abate destes animais, seu consumo pode gerar consequências graves( prisão e outras coisas piores que não sabemos).

Os Hindus acreditam que o bovino era o transporte de Shiva, um de seus principais deuses. Representa a força e a fertilidade. Cultuam a vaca por acharem que ela é mansa, tranquila e que é um verdadeiro exemplo para o comportamento humano.

A urina da vaca também é muito rica para os indianos, servindo para fins medicinais,pode até mesmo se tornar uma espécie de refrigerante tratado, parece absurdo, mas é pura verdade.

O animal é tão idolatrado que circula livrimente pelas ruas indianas, atrapalhando até mesmo o trânsito dos automóveis. A vaca é protegida e considerada mais pura que a mais alta casta indiana( Sacerdotes). Perceba o que o diabo faz na vida daqueles que não conhecem Jesus. Satanás não mudou seu jeito de atuar, fez os egipcios adorarem um bezerro, aos Hebreus também, aos brasileiros todo ano na festa de Parintins, e aos indianos todos os dias. Misericórdia!

Ore pela India, para que o Senhor envie ceifeiros até esta nação tão escravizada pela idolatria.Ore Para que as dificuldades e as burocracias sejas extintas e que o evangelho de Jesus chegue a lugares nunca antes alcançados.

Há alguns meses atrás a rede Globo de televisão transmitiu uma novela chamada Caminho das Indias, que divulgava a cultura indiana de uma forma muito bela,interessante e digna de respeito, porque é isso que o inimigo de nossas almas quer, ele quer que nos calemos diante do diferente. Mas a palavra de Cristo tem poder.

Quantas pessoas que não se interessavam pelo hinduismo e que depois da novela passaram a se interessar, pela comida, pelas danças, pela religião indiana?

A globo é um grande instrumento nas mãos do diabo mesmo. Sempre que fala de algo contrário a palavra de Deus, ela mostra como sendo algo bom e positivo, porque as pessoas a tudo absorvem. Em outra oportunidade falarei da rede globo e de outras emissoras que se levantam contra o evangelho do Senhor da glória.