domingo, 19 de setembro de 2010

Como identificar um Fariseu



E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.
E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.
E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.
E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.(Mc 11.11-14)


Estudo por Frankcimarks Oliveira

Uma análise do esteriótipo religioso e do comportamento farisáico

1-Pessoas extremamente religiosas,que observavam mais tradições de homens do que os mandamentos de Deus(Mt 15.1-3)
2-São Hipócritas,pois não fazem o que ensinam(Mt 23.3)
3-Escondem-se por trás de vestimentas,a fim de serem vistos pelos homens(Mt 23.5)
4-Adoram títulos , elogios e reconhecimento alheios(Mt 23.6,7)
5-Preocupam-se muito com a aparencia externa,mas não com o interior(Mt 23.25-27)
6-São interesseiros e devoradores das pessoas mais crédulas(Mt 23.14)
7-Confundem as coisas santas de Deus e não têm discernimento espiritual(Mt 23.16-22)
8-São convencidos e orgulhosos, consideram-se justos aos seus próprios olhos e medem-se com as demais pessoas(Lc 18.11-12)
9-São inchados e soberbos(Mt 16.6)
10-São incrédulos e maldosos(Mt 16.1,4)
11-Consideram-se os donos da verdade(Jo 9.28,34)
12-São capazes de mentir e subornar(abusar do poder) para conseguir seus obejtivos(Mt 28.11-15)
13-Demonstram falsa espiritualidade(Mt 6.1-5,16-17)
14-São acusadores e blasfemadores(Mc 3.2,22)
15-São cegos e incapazes de enchergar seu estado de putrefação, ainda que examinem as escrituras são incapazes de entender sua mensagem(Mt 13.13-15/Mt 23.27))(Jo 5.39-40)
16-Não conseguiam se dobrar diante de Jesus para arrependerem-se e consideramvam-se melhores que todo mundo(Jo 7.45-49)

O tema que se segue é muito interessante, pois a verdade atemporal da religião e dos religiosos permanece a mesma.
Nos tempos de Jesus havia uma classe social chamada Fariseus. Estes eram homens religiosos,estudiosos da lei Mosáica e muito honrados pelo povo em Geral, eram considerados homens santos e justos pelas pessoas da judéia.
Contudo, estes mesmos homens foram os mais repreendidos por Cristo em seu ministério terreno. Fica aqui uma alerta para todos nós. Que os erros destes homens sirvam de exemplos a não serem imatados.

Nem sempre o que parece é! Muitas vezes julgamos pela aparencia,mas Deus conhece o que está por dentro.
Lembre-se de quando o profeta Samuel foi ungir uns dos filhos de Jessé como rei, quase que ele confundia o escolhido,porque atentou para a aparencia de um bem alto e formoso aos olhos.Porém Deus havia escolhido Davi, um jovem franzino , ruivo e o menor de sua casa.

Vemos o quanto o esteriótipo religioso engana as massas. Os fariseus se vestiam com trages compridos,para demonstrar uma santidade aparente, que não havia no cerne da alma deles.

Jesus vestia-se com roupas simples, comuns a população, por isso nem todos o desejavam,ou o admiravam, só quando viam seus milagres e ouviam suas palavras ficavam atônitos com sua sabedoria.
Quando se é rei de verdade,não há a necessidade de se vestir como um. Quando se é lider de verdade, não é preciso impor isto aos outros,todos verão no líder a liderança. Quando se é santo...

Na passagem da figueira maldita vemos Jesus entrando no templo, se retirando,indo a betânia e no dia seguinte voltando áquele lugar com fome, vendo uma figueira e não achando nela frutos,mas somente FOLHAS, FOLHAS E FOLHAS, chama-a de maldita e ela seca-se.

O que podemos entender? Aqui é mais um dos atos proféticos como no VT. Jesus entra no templo para ver se lá havia frutos ou se era apenas folhas(aparencia )que ela dava. Esta figueira simboliza a religião que se sustenta apenas em aparencias e tradições. Vidas não são mudadas, frutos digno de arrependimento nunca nascem,externamente todos creem que ela seja uma coisa boa, mas não mata a fome de ninguém.

Como está nossa vida? Como está nossa religiosidade? Pense um pouco!

Quando vamos a um cemitério é inevitável não observarmos os túmulos que ali estão: Grandes, pequenos, belos, feios, imponentes,tímidos, etc. Mas se pararmos para refletir veremos que independentemente de sua aparencia externa,todos eles têm uma coisa em comum: Todos têm ossos podres por dentro, morte e mal cheiro.

Jesus disse que aqueles homens tão bem vestidos e tão bem vistos pela sociedade eram na verdade SEPULCROS CAIADOS. Caiado aqui deve referir-se ao cal, ou seja, sepulcros pintados de branco. Mas tem um detalhe, o cal não fica por muito tempo tão branco assim, sua cor começa a desbotar com os dias...

Não temo dizer que no Brasil vivemos uma religão mais de aparência do que de vida transformada. Muitas vezes muda-se a instituição, a denominação, no entanto a vida quebrada continua a mesma, o mesmo caco de antes...sabe o que precisamos? Precismos de Cristo, a videira verdadeira, que nos faz dar frutos e frutos. Aleluia!

A falsa religiosidade gera mais folhas, enquanto Cristo nos faz gerar frutos!
Precismos reconhecer para nós mesmos o nosso estado espiritual diante de Deus. O problema dos Fariseus era que nunca olhavam para si mesmos, sempre observavam o argueiro de outros olhos, mas a trave que estava nos seus, jamais.

O publicano diante da oração do Fariseu que se engrandeceu,se justificou e se exaltou foi: Senhor, tenha misericórdia de mim que sou pecador. E por isso saiu mais justificado para casa do que aquele religioso dizimista,fervoroso em orações falsas e que jejuava tanto. Que coisa não?!

Deus não se engana com as aparencias, Ele sonda nosso coração no mais profundo!

Jesus chamou-os de Hipócritas por não lavarem o copo por dentro.Eles se preocupavam em cumprir tradições como lavar as mãos muitas vezes ao dia para tudo e esqueciam-se de pedir a Deus que lavasse suas almas preconceituosas e doentes pelo pecado.
O Senhor disse que do coração procede os maus pensamentos; Morte, adultério e etc, e não adianta aparentar uma religiosidade,ou uma espiritualidade se o copo por dentro está sujo.

Só posso terminar dizendo: Senhor, limpa meu copo por dentro ainda hoje!Em nome de Jesus.

sábado, 18 de setembro de 2010

Quando a Visão é Restaurada!





Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo  .(João 9.6-7)

 Por Frankcimarks Oliveira

Uma análise da cegueira e do fanatismo religioso  

I-Primeira etapa da Restauração: O Homem chamado Jesus!

 Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?  Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. (João  9.10-11)

II-Segunda etapa da Restauração: Digo que é Profeta!

Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta.

III-Terceira etapa da Restauração: Creio que és o Filho de Deus!

 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.(João 9.35-38)


Precisamos expandir nossa visão de reino e sairmos das quatro paredes que nos impede de entender a mente de Cristo.
 O texto acima narra a história de um ex-cego que estava no lugar certo e na hora certa (v.3) No V.T atos proféticos estavam cobertos de verdades que serviriam de cunho doutrinário para Israel e  por conseguinte para toda a humanidade. 

Lembra-se do profeta Oséias que casou-se com uma prostituta, que na verdade representava o povo de Israel que adulterava e traia o Senhor com deuses estranhos? A Bíblia está repleta destes signos e no novo testamento não é diferente. 

Cristo apropriou-se daquela situação para revelar uma verdade acerca da religião de sua época  Creio profundamente que a religião falida dos tempos de Jesus ilustra uma verdade atemporal sobre a religiosidade cega!  
Jesus deseja restaurar nossa visão. Todos nós precisamos aperfeiçoar nosso entendimento sobre Deus e acerca de nossa religiosidade.  Tiago diz :

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tiago 1.27)
 
Este cego, na verdade, era símbolo daqueles homens religiosos que pensavam ver, entender e enxergar a verdade sobre Deus e sua vontade: 

E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fósseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. (João 9.40-41)

 Estes versos podem ser traduzidos assim: O pior cego é aquele que não quer ver!  Aquele homem, que outrora cego, passou a ver e dizer coisas tremendas a respeito de Jesus. Quando fora curado  as pessoas começaram a questionar se era ele mesmo, outros tinham certeza, e o cego, como testemunho vivo da obra do Senhor, disse: Sou eu mesmo!  Quando Jesus restaura nossa vista somos capazes de testemunhar a cerca do poder de sua  palavra .

 Precisamos ter nossas próprias experiências com Deus e destas ter uma convicção concreta. Ele disse: Sou eu mesmo!        Questiono alguém que se diz restaurado e é incapaz de testemunhar uma mudança sequer em sua vida. Alguém que não consegue despertar a atenção de seu próximo, de seus vizinhos e familiares para a mudança em sua vida. Cristo nos dá um novo modo de ver o mundo e de ver a Deus

. Jesus mudou a forma de pensar de seus discípulos. Eles, como as demais pessoas de sua época,  criam que o estado de alguém refletia o pecado herdado por seus pais ou era conseqüência de seus próprios.pecados  Eles haviam perguntado: Rabi, quem pecou para que este homem nascesse assim, ele ou seus pais? Então  Jesus diz: Nem ele nem seus pais, mas foi assim para que se manifestassem nele as obras de Deus.
Ainda incrédulos do poder divino de nosso Senhor, os fariseus resolvem interrogar os pais do homem curado, que dizem abertamente:

Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo. (v.21)

 Agora eu pergunto: Por que eles não responderam?

 Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.(V.22)

 O Medo deles era a excomunhão, a exclusão nos serviços religiosos. Aquela sociedade gravitava em torno de suas crenças e do templo, se fossem expulsos dela, seriam ignorados de tudo. É impressionante como em todas as religiões isso é comum.            Se discordarmos em algum sentido com ela, logo seremos marginalizados. Neste caso a ordem dos Fariseus foi: Se disser que Jesus é o Cristo, será expulso.

. É sobre isso que quero começar esta mensagem. A primeira afirmação do ex-cego foi que o homem chamado Jesus o curou. Ele pôde visualizar a humanidade de Cristo! Se eu não consigo entender que Deus se fez homem, que o rico se fez pobre, que o santo se fez pecado, que a vida conheceu a morte, enfim, se não consigo enxergar em Cristo sua perfeita humanidade,coisa que os religiosos da época não viram, minha visão precisa urgentemente ser restaurada pelo Senhor..

 Jesus sentiu nossas dores, nossos medos, pôde sentir fome e ver de perto a miséria, sentiu frio e foi tentado, cresceu numa família como todos os homens, foi  humilhado, criticado, rejeitado por muitos, aceito por poucos. Alegrou-se e entristeceu-se. Jesus mais do que ninguém, identificou-se com o ser humano exatamente para curá-lo! Ele se chamava constantemente de "O Filho do Homem". Esta é a primeira etapa de restauração: Ver em Jesus sua perfeita  humanidade .. 

Depois, quando interrogado, aquele homem disse: Jesus é profeta! Ou seja, ele viu que Jesus era um enviado de Deus, alguém com um propósito na terra, que tinha vindo realizar uma obra da parte de Deus;  Pregar boas novas de salvação. O cego pôde ver o que os religiosos não viram: O ministério de Jesus! Se eu não consigo ver em Jesus seu propósito, sua mensagem , então minha visão precisa ser restaurada. Aqueles fariseus não queriam aceitar Jesus como profeta de Deus, nem muito menos ouvir o que ele tinha a dizer, antes o que eles mais planejavam era matá-lo.
 E por fim, o homem curado  ver a Jesus como o Filho de Deus .  Algo chama minha atenção:

 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? (V . 35)

Jesus sabia que depois de todo este confronto com os religiosos, aquele homem não seria aceito na comunidade, pois era uma prova viva do poder de Jesus e de sua palavra, pois Cristo disse: Vai e lava-te! E o homem voltou vendo. A palavra do Senhor nunca volta vazia, antes sempre cumpre os projetos de Deus.

O Senhor Jesus revelou-se como o filho de Deus, que pode ser adorado em qualquer lugar, em Espírito e em verdade. "O homem ,que outrora cego e agora vendo claramente, adorou  a Cristo. Isto encerra o real propósito da restauração da vista humana: Adorar aquele que é digno!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

As Vestes para a Crucificação



Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados   .(Is 53.4,5)
Por Frankcimarks Oliveira
Obs.: Este estudo está baseado num artigo de Nobert Lieth,do ministério Chamada da Meia-Noite. 

I-             Veste resplandecente(Lucas 23.11)- Remete a Vaidade,orgulho,injustiça das autoridades e poderosos.

II-           Veste  Escarlate (Mateus 27.26-28)-Remete a violência e ao derramamento de sangue na terra(Guerras mundiais e familiares)
        
      III- Vestes Comuns (Mateus 27.31)-Fala da humanidade de Jesus,que se fez pecado por nós,nos lembra que todos os homens pecaram.

IV- A Túnica sem costura (João 19.23-24)-Remete ao sacerdócio indivisível de Jesus,perfeito e eterno.

V- O Pano (Salmo 22.17-18)-Nos lembra da vergonha da nudez(pecado original)desde Adão.Nossa vergonha caiu sobre Jesus.

VI- Os lençóis (João 19.40)-Remete a lei Mosaica,vencida por Cristo na sua RESSUREIÇÃO.



,Jesus é levado de um lado a outro para ser julgado. Primeiro e conduzido a Anás, depois a Caifás, depois a Pilatos,a Herodes,depois volta a Pilatos e tem sua sentença decretada: Morte de Cruz para o rei dos Judeus! Quando Jesus é levado a Herodes algo profético ocorre sem que ninguém perceba: Um manto  resplandecente é posto sobre o Nazareno.

A questão é que Herodes se decepcionara com aquele que ele tanto queria ver. Jesus ficou calado e não fez nenhum milagre. Pilatos já havia interrogado o Carpinteiro da Galiléia a respeito de seu reino, recebera uma resposta: Para isto nasci e vim ao mundo, para testificar da verdade. 

Herodes decidiu fazer chacota com o Messias, porque não viu nele nada além de um “pobre coitado”. Fez isso pondo sobre ele alguma beleza, alguma nobreza. Isto significa que os pecados estavam caindo sobre Jesus. A nobreza sempre cometeu muitas injustiças durante a história, por isso o manto real,da nobreza,da vaidade, do abuso de poder,que aparentemente tão bela,mas tão suja. Como as pessoas gostam de determinados pecados,não é verdade? O orgulho, a soberba, a vaidade pessoal, o egoísmo ,enfim, todos esses pecados caíram sobre o Santo e Justo Filho de Deus.
E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos.(Lucas  23.11)

A veste escarlate é uma capa vermelha, usada pelos soldados romanos, nos revela a violência  humana. Quanto sangue já não fora derramado na terra, seja por  guerras, pelo tráfico, por vingança, etc.  Lembra-nos  que o ser humano não se entende com seu próximo. A humanidade é retratada pelos soldados romanos, maus, violentos e sanguinários. . Veja como a sabedoria de Deus é tremenda. Os soldados achavam que estavam zombando de Jesus.. .mas estavam na verdade,participando de um ato profético. Eles falavam de seus próprios pecados.

Então soltou-lhes  Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado. E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a coorte. E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate; (Mateus 27.26-28)

Suas próprias vestes contam-nos o quanto Jesus se identificou com o Homem. Ele próprio se fez homem e habitou entre nós. Vestiu-se de carne. Ele levou os pecados de todos os homens, simples como ele, pois todos pecaram, sem exceção. Aquelas roupas eram simples, comuns, roupa de homem comum, feita por homem comum e para homem comum. Jesus morreu por todos, sem distinção. 

E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.(Mateus  27.31)
,
João diz que os soldados  romanos tomaras suas vestes e repartiram-nas:
Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes.(João 19.23,24) 

A túnica não foi rasgada porque simboliza o sacerdócio de Yeshua , indivisível, indestrutível e que dura para sempre. Jesus não divide sua gloria com ninguém ,só ele é o mediador entre Deus e os Homens.. Os sacerdotes usavam essa Túnica, por isso falo de sacerdócio...Dizem que Jesus usava esta túnica por baixo de suas roupas, ou seja,seu sacerdócio ficava escondido,não foi  revelado de imediato aos homens, mas hoje sabemos que Ele é o sumo Pastor das almas.

Depois de morto, Jesus fora sepultado entre os ricos,com lençóis de linho fino, isto nos fala de justiça .Era tradição judaica sepultar e envolver seus mortos em linho fino,então Jesus morreu como perfeito Judeu,sendo Judeu era um observante da Lei Mosaica. A bíblia nos diz que Jesus cumpriu toda a Justiça de Deus,ou toda a lei,porque assim pôde tirar-nos de debaixo da lei.
Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis,(João  20.6)
 
Jesus ressuscitou e deixou os lençóis para trás, porque venceu a lei .Ele instituiu a nova aliança:
O estado do pecador aos olhos de Deus é pura nudez.Jesus foi despido,pois nossa vergonha caiu sobre ele. o salmo 22.17 diz:

Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.
 
Imagina a vergonha de ser despido, ficar somente com um pano cobrindo suas partes intimas, diante de uma multidão,sendo zombado. Foi por amor a mim e a você.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As vestes dos Eleitos



Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição
(Cl 3.12-14)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


A-Vestes de Salvação(Is 61.10)(Sl 132.16)
B-Vestes de Justiça(Sl 132.16)
C-Vestes de Santidade(Ap 3.4,5,18)
D-Vestes de humildade(1 Pe 5.5)(Et 4.1)
E-Vestes de Louvor(Sl 30.11,12)(Is 61.3)
F-Vestes de Fortaleza(Is 52.1)
G-Vestes de Poder(Lc 24.49)
H-Vestes Lavadas(Ap 1.5;7.14)
I-Vestes de Soldados(Ef 6.11,13-17)
J-Vestes Novas e não Velhas(Cl 3.8,9)(Ef 4.22)
k-Vestes de Jesus(Rm 13.14)
L-Vestes de Imortalidade(2 Co 5.1-8)(1 Co 15.53-54)

Paulo mostra as roupas adequadas para um cristão trajar em colossenses 3.Podemos chamar este capitulo de O guarda roupa dos eleitos de Deus.
Vejamos algumas peças:

1-Misericórdia: Virtude que nos leva a compaixão,colocamo-nos no lugar do outro.
2-Benignidade:É serbondoso, brando. Pagar o mal com bem.
3-Humildade:Não querer se projetar sobre os outros,colocar-se no seu lugar,reconhecer fraquezas,ser tolerante...
4-Mansidão:Tranquilidade,calma, equilibrio emocional.
5-Longaminidade:Generosidade,tranquilo além do normal, capacidade de suportar alem da medida,amar os próprios inimigos,não retaliar,não devolver a afronta.

E sobre tudo revesti-vos do amor que é o vínculo da perfeição.Devemos vestir todas aquelas roupas citadas acima,e o amor deve cobrir ou estar por cima de todas elas...

Quando Lemos:

Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.(Rm 13.14)

Na verdade Paulo está alertando a igreja para um despertamento, não é tempo de dormir,mas é tempo de nos parecermos com Cristo.Por isso devemos nos vestir de Jesus,pois só assim ficaremos parecidos com ele(imitando-O)
Jesus tinha todas as 5 características de cl 3,daí falar em vestes de Jesus é o mesmo que falar em vestes novas...

Primeiramente, precisamos entender que o pecado é como a sujeira impregnada na roupa,por isso precisa ser lavada.Neste caso só o sangue de Jesus pode nos limpar:

Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, (Ap 1.5)
E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
(Ap 7.13,14)


Este texto pode-se aplicar a nós,mas no contexto refere-se aos que passaram pela tribulação.

Não há mancha que este sangue não consiga lavar,talvez voce se considere o maior dos pecadores,mas veja:

Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.(Is 1.18)

Somente depois de lavadas suas vestes voce poderá usar as vestes de salvação e por conseguinte as vestes de louvor,pois a salvação nos traz a alegria,a salvação e as boas novas afasta o espirito angustiado:

Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.(Is 61.10)

Jesus veio a esta terra para mudar nossa sorte,nossa situação de miséria e tristeza,para nos encher de sua alegria. Ele quer mudar suas vestes de vergonha e te dar dupla honra:

A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.(Is 61.3)

Davi disse em um de seus salmos que o Senhor trocara sua veste de saco por veste de alegria:

Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria,
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te louvarei para sempre.(Sl 30.11,12)


Acredite que o choro pode durar uma noite,mas a alegria vem ao amanhecer...Deus nos dá motivos para louvar.Aleluia!

Lembro-me de Ester e Mardoqueu que se humilharam e clamaram pelo livramento,trocaram suas boas vestes´por panos de saco e jogaram cinza sobre a cabeça...Muitas vezes precisamos sair do comodismo espiritual,temos que nos humilhar diante daquele que tudo pode.Mais uma vez a tristeza deles se tornou em alegria.

Deus nos fez reis e sacerdotes,e como sacerdotes não podemos nos tajar de toda forma,visto que os sacerdotes leviticos tinham ordenanças específicas a cerca de suas vestes ministerias. Por isso veja nossas vestes sacerdotais:

Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos.(Sl 132.9)

Este verso se aplica tanto a liderança pastoral quanto a todos os eleitos,partindo-se do pressuposto em que todos somos ministros de Deus nessa nova aliança.
Quando um pastor obra com justiça,faz o que é certo e não se corrompe,todo o povo de Deus se alegra. Mas quando há escândalos ao invés de justiça,o povo se entristece...

Jesus conhece aqueles que se vestem de branco e a recompenssa será também se vestir de branco e andar com ele nas mansões celestes.Para aqueles que pensam que estão vestidos,mas estão na verdade nus, em desonra, com as vergonhas descobertas, jesus dá um conselho:


Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

(Ap 3.17,18)

Da mesma forma que Jesus vestiu o Gadareno, ele quer nos vestir,pois a nudez remete ao pecado. Vigiemos nisto.

Como soldados de Cristo precisamos de vestes de guerra,para combater o bom combate e guardar a fé.Precisamos de vestes resistentes aos ataques,veja:

Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas, ó Jerusalém, cidade santa, porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo.(Is 52.1)
Que a força do Onipotente seja sobre nós e o seu revestimento de poder.

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.(Lc 24.49)

Revstidos e não somente vestidos.
Como soldados tomemos toda a armadura de Deus, para resistirmos as astutas ciladas do diabo e depois de tudo ficarmos firmes na rocha que é cristo.Só assim poderemos vestir as vestes da vida eterna:

E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;
Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.
Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
(2 Co 5.2-4
)

Este corpo mortal será revestido da imortalidade:

Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
(I Co 15.53,54)


Em breve mais estudos sobre vestes espirituais...Jesus te abençõe sempre!