quinta-feira, 20 de outubro de 2011

As Aparências Enganam!


Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. (1 Sm 16.7)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


1-O Senhor esquadrinha nosso íntimo(1 Cr 28.9)
2-Deus nos conhece desde o ventre materno(Sl 139.1-5,15-16)
3-Todo Homem vive de aparência(Sl 39.6)
4- A falsa aparência de prosperidade dos ímpios é despreada por Deus(Sl 73.20)
5-Não é bom dar importância as aparências das pessoas( Pv 28.21)
6-Jesus não tinha uma boa aparência( Is 53.2)
7- Quem conviveu com Cristo testemunhou que ele não considerava a aparência exterior(Mt 22.16)
8-A "boa" aparência religiosa não convence Deus( Gl 6.12)
9-A falsa aparência de Piedade(2 Tm 3.5)
10- A APARÊNCIA DOS FALSOS APÓSTOLOS(2 Co 11.13-15)
11-Paulo repreendeu Pedro por sua dissimulação com os crentes( Gl 2.13,14)
12-A figueira maldita representa a endumentária religiosa, muita folha e pouco fruto(Mt 21.18,19)
13-o Falso fervor religioso( Jl 2.12,13)
14-A aparência dos Farizeus não enganou Jesus( Mt 22.25-28)
15-Deus sempre olha para dentro/ interior:

a-Quando estávamos na barriga de nossas mães
b-Jesus dentro do templo era maior que o templo
c-A moeda dentro do peixe
d-os objetos depositados na arca da aliança
e-A família de Noé e os animais dentro da arca
f-O Espírito santo dentro de nós, meros vasos de barro
g-Jesus dentro do barco
h-Jesus no nosso meio



Vivemos tempos difíceis. Nunca foi tão necessário o dom de discernir os espíritos.Pois bem, hoje aprenderemos o como nos escondemos por trás de máscaras e o quanto a religiosidade aborrece ao Senhor.

O povo de Israel havia escolhido Saul como rei, exatamente porque não havia homem tão belo quanto ele. Quando Samuel foi a casa de Jessé para ungir um novo rei, considerou a beleza do primogênito, e foi repreendido pelo Senhor: Não olhes para a sua formosura nem estatura, porque o tenho rejeitado. O senhor não vê como o homem vê...

Davi era o menor, o mais insignificante, franzino e frágil. Porém sincero e grato àquele que lhe contemplava trabalhando nas malhadas.
Fora ungido rei, confundindo a todos em sua casa. Pois Deus não mudou. Ele nos sonda e nos conhece por dentro. Não precisa que ninguém lhe fale sobre o homem, porque ele bem sabe o que há no homem. Antes mesmo que haja palavras em nossa boca, Ele ja conhece. Nossos desejos mais íntimos são iluminados por seus olhos de fogo. Porque diante dele não há nenhuma criatura encoberta, antes tudo está nú e patente aos seus olhos.

Por isso mesmo precisamos agir com humildade e sinceridade diante do Criador, porque não adianta dissimular diante dele, é perda de tempo querer enganar o todo poderoso. Melhor é confessarmos a ele tudo, nossos medos, desejos, raivas, etc.

Infelizmente no mundo religioso sempre se valoriou a estética, a aparência externa das pessoas e as pregações nos pulpitos refletem essa verdade. A santidade não está nas vestes que usamos, mas dentro do nosso coração, que precisa ser purificado pelo sangue do cordeiro. Ora, é muito fácil aparentar uma imagem de piedade perante a sociedade, mas Deus esquadrinha os rins!

Quantos escândlos não ouvimos falar de padres, pastores, rabinos, etc, que a sociedade admirava, que aparentavam ser as pessoas mais santas da face da terra?

Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. (Sl 39.6)

Todos vivem numa vã aparência. Mas principalmente os mis ricos. Estes procuram ostentar poder, brilho, porém muitas vezes são as pessoas mais frustradas do universo. Muitos só dormem a base de remédios,ou se suicidam. É claro que existem muitos ricos sinceros e honestos! Também não sabemos a procedência de suas fortunas.É melhor ser um pobre honesto do que um milionário corrupto!

Por que damos tanta importância para aquilo que as pessoas têm e não pelo que elas são? Porque nos falta caráter! Gosto de dizer que a religião nos muda por fora, entretanto Deus nos transforma por dentro.

Por que voce acha que jesus veio a esse mundo como um homem sem beleza nem formosura, como disse Isaias? Por que ele queria atrair as pessoas para si exatamente pelo que ele era de fato!

Jesus foi desprezado, julgado por ser pobre. Muitos se impressionavam com sua sabedoria e não acreditavam que algo bom pudésse vir de Nazaré. É, realmente as aparências enganam.


Quem olhava para Cristo via apenas um carpinteiro, mas não sabiam que estavam diante do próprio arquiteto do universo.
Quem o olhava via apenas um cordeiro manso, mas não sabiam que estavam diante do próprio Leão de Judá, juiz dos homens.
Quem o via enchergava apenas o filho de josé e Maria, porém não imaginavam que ele era o filho do próprio Deus, o resplendor de sua glória.

Nós também julgamos pelo esteriótipo. Não estamos isentos de errar, precisamos olhar como Jesus olhava. Quando olhava uma prostituta, um publicano, um pecador, Cristo olhava com olhar de misericórdia, não com olhar de superioridade. Cristo não fazia acepção de pessoas. Hoje nas igrejas se entrar um bêbado logo é posto para fora. Se entrar uma mulher com roupas mais ousadas ou diferentes das que as irmãs usam,o culto praticamente é deixado de lado.

Sinceramente necessitamos aprender tudo de novo. Estamos equivocados com bons costumes. A biblia não é suficiente para trazer bons costumes? Será que precisamos acrescentar a ela nossa cultura ou filosofia? Acho que não!

Em igrejas mais tradicionais você ouvirá por boa parte do ano varias vezes a mesma palavra. Sempre para as mulheres, a cerca da vaidade, ou melhor da higiene e estética. Parece que a Biblia só tem isso a ensinar ou são os obreiros que negligenciam o estudo das escrituras.

Deus está farto de aparências:

Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.(Jl 2.12,13)


Nos acostumamos com encenações emotivas dentro dos templos. Deus sabe disso muito bem. Ora, parece que é mais difícil o arrependimento de coração. Até mesmo os sacerdotes viviam a máscara do fervor religioso. Acostumaram-se com os ritos e estavam a léguas do Eterno.


Paulo pregou muito sobre falsos obreiros que se infiltrariam no meio do povo de Deus. TRIGO se parece muito com joio, mas não deixa de ser trigo. O joio mais cedo ou mais tarde será queimado no fogo.
Jesus também disse: acautelai-vos com os falsos profetas que virão até vós como ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
O apóstolo dos gentios disse que até mesmo satanás se transfigura em anjo de luz, logo não é de impressionar que seus ministros também se transfigurem em apóstolos de Cristo pra enganarem os mais simples na fé. Vigiemos, pois.

Quando entra alguém( cantor ou pregador) bem vestidos na igreja as pessoas param, elogiam, cumprimentam. Só Deus conhece a vida dessa pessoa. Muitos adúlteros estão pregando e cantando nos púlpitos, ou melhor, enganando. Não que seja errado cuidar da estética, mas isso não deve ser prioridade. Conheçamos, pois, a procedências desses artistas gospeis.

A religião judaica dos dias de Jesus era uma figueira cheia de folhas, ou seja, aparentemente bela, com tantos ritos de purificação, com tanta moralidade, etc, mas não produzia frutos. Jesus virou as mesas dos cambistas e disse: Minha casa será chamada casa de oração, mas voces fizeram dela um covil de ladrões. Deus olha sempre para o interior e não para o exterior.


Até mesmo o apóstolo Pedro em certo momento de sua vida se deixou levar pelas aparências. Quando estava com os irmãos gentios se comportava como um gentio, porém quando os irmãos judaizantes chegavam ele mudava de partido, era o famoso "duas caras". Por isso foi severamente repreendido por Paulo na frente de todos.

E para terminar gostaria de dizer que Deus sempre olha para dentro. Não quero dizer que não devemos nos importar com nossa aparência externa e nos abandonarmos ao deslexo. Mas que tudo seja feito dentro de nossas posses e com descência. Sejamos aquilo que somos!

Davi era rei e se vestia como um rei, mas seu coração estava em Deus.Ele disse: Não tenho outro bem alem de ti. Quando tinha de se despir fazia isso adorando ao verdadeiro rei, bailando e dançando de prazer. Por Deus nos conhece por dentro.

Se Deus te der condições compre as melhores roupas, objetos, etc, mas nunca se esqueça de onde o Senhor te tirou: de trás das malhadas.Pior ainda são aquelas pessoas que não t~em nem o que comer direito e querem aparentar algo que não são. Compram roupas caras, perfumes de marca, e para isso deixam de alimentar seus filhos, ou se individam e não pagam.

O que vale mais para Deus é o que está dentro! Seja alguém honesto e de caráter.

O peixe que Pedro pescou tinha uma moeda dentro dele. Com essa moeda eles puderam pagar os impostos. Deus está nos dizendo que procura algo de valor dentro de cada ser humano. Um peixe mesmo sendo simples possuia algo de valor dentro dele.

O que estava nas arcas era que realmente importava para Deus. A vara de Aarão, o maná da vida e os mandamentos. Do mesmo modo os animais e a família de Noé.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.
Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. (Mt 23.25-28)

Limpemos o copo por dentro primeiro. Não sejamos como sepulcros pintados de cal, que por fora são brancos, mas por dentro só têm podridão.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Milagre está Mais Perto do que Você Imagina !


E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão?( Êxodo 4:2 )

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


O que Tens nas mãos?

1-Um Cajado(Ex 4.2)
2-Uma funda e algumas pedrinhas(I Sm 17.40)
3-Um Jarro de Azeite(2 Rs 4.1-7)
4-Um pouco de Farinha( I Rs 17.13-16)
5-Cinco Pães e dois peixinhos(Mt 14.17)
6-Uma rede de pesca(Jo 21.6)
7-Uma Agulha de costura(At 9.36-39)

Sempre me surpreendo com a grandeza e sabedoria do Senhor. Ele usa coisas insignificantes para mostrar o quanto ele é Grande. A própria criação manifesta a grandeza do nosso Deus. Mas diante de um universo tão vasto, o Eterno escolheu engrandecer seu nome através de pequeninas coisas ou pessoas, como eu e você.

Alguém que realmente é importnte não precisa se esforçar muito para impressionar sua platéia. Não que Deus seja um animador de palco, mas que ele consegue tirar nosso fôlego com suas ações, isso ele faz.

Moisés estava diante de um grande mar, sendo perseguido por Faraó, então pôs-se a clamar:


Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. (Ex 14.15-16)

Assim como Moisés cuidava do rebanho de Jetro com aquele cajado, guiando-as por um bom caminho, Deus conduziu seu povo através de Moisés pelo deserto.

O milagre estava mais perto do que os Hebreus pensavam. Estava nas mãos de Moisés.

Do mesmo modo o pequenino Davi ao enfrentar o poderoso Golias. Davi se pôs nas mãos do todo Poderoso e usou o que tinha em suas mãos de pastor de ovelhas. Uma funda e cinco pedras tiradas de um ribeiro foram suficientes para derrubar o devorador Filisteu. Golias era um lobo faminto por sangue, o sangue dos filhos de Deus.

O Milagre estava mais perto do que os Hebreus podiam imaginar. Estava nas mãos de Davi.

A história se repetiu na vida de uma mãe desesperada e individada. A viuva estava prestes a perder seus filhos, quando rogou a Eliseu:


Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. 
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. (2 Rs 4.1-2)


Ela não sabia, mas seu milagre estava mais perto do que ela podia imaginar. Estava dentro de sua própria casa. Deus faz o pouco multiplicar e render .Aquela mulher pagou suas dívidas e viveu com o restante do azeite.

Do mesmo modo outra viuva, que acolhera o profeta Elias:


Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. (i Rs 17.1-10)


Deus interviu na história dessa mulher, dando-lhe o livramento e o sustento. Ela mal podia imaginar que seu milagre estava tão perto dela. Dentro de sua própria casa. O Pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é Nada!

O Senhor não precisa de muita coisa para fazer um milagre em nossas vidas. Quando estava pregando nos desertos para multidões famintas, Cristo sentiu compaixão dos pobres :


E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si.
Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.
Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.
E ele disse: Trazei-mos aqui.
E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão(Mt 14.15-19)


Deus é um ser extremamente organizado. Primeiro ele tomou o pequeno lanche de um rapazinho em suas mãos, mandou que todos se sentassem em lotes, e só então fez o milagre.

Quem poderia imaginar que cinco pães e dois peixinhos pudéssem alimentar uma multidão de mais de cinco mil homens? Era o que tinham em mãos e foi o que apresentaram ao Senhor.

Apresente o que você tem em suas mãos ao Senhor, não importa a significância, tenha fé e mostre isso a Deus. Permita que o nome do Eterno seja glorificado através do pouco que voce tem.

Pode ser um currículo, uma aptdão, um diploma, etc, etc. Voce entendeu o que eu quis dizer. Se não tiver nada, mostre suas mãos e diga: Te dou minha vida!
Voce não sabe, mas o milagre está mais perto do que voce pode imaginar...

Dorcas usava o que tinha em suas mãos não para si mesma, mas para ajudar os mais necessitados. Que façamos o mesmo. Que sejamos úteis ao reino de Deus, servindo aos mais carentes. Dorcas costurava roupas e as doava. Voce pode ser um instrumento nas mãos de Deus para abençoar vidas. Voce crer? Voce Quer?

Use aquilo que voce tem habilidades, porém coloque-se na dependência de Deus e serás bem sucedido. Os pescadores sabem usar redes, os pastores sabem usar cajados para guiar seu rebanho, ou fundas e pedras para protegê-lo.

Deus te abençõe em Cristo Jesus!