sábado, 26 de novembro de 2011

Vencendo Gigantes


E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
(1 Samuel 17:47,50)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


1-Davi teve de vencer o medo;
2-Davi teve de vencer a incredulidade;
3-Davi teve de vencer a resistência de seus irmãos;
4-Davi teve de vencer o desprezo de seus inimigos;

O Tamanho de Golias impunha medo:

Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.(v.11)

Era um medo Generalizado. Todos, simplismente todos, tremiam diante de Golias.
O Diabo tenta se impor de forma que todos o temam. Pois ele sabe que o medo paraliza a fé. E Deus só pode agir em nosso favor se tivermos fé.

De fato o inimigo tem força. Paulo disse para não desprezarmos seus ardis.Mas a Biblia também diz: Sujeitai-vos, pois a Deus, RESISTE ao diabo e ele fugirá de vós.
Golias, creio eu, representa o diabo, nosso inimigo maior, como também todos os problemas que temos que enfrentar nessa vida. Existem problemas que surgem em nossa frente que são verdadeiros gigantes armados, mas do Senhor é a guerra!

A armadura de Golias nos fala de resistência. Sua lança de habilidade, astúcia, força.E seu escudo nos fala de barreiras.(v.5-7)

Chegamos a pensar que é impossível vencermos. E de fato o é, pois somente o Senhor consegue vencer por nós. Foi a pedra quem matou Golias, a preciosa pedra de esquina, que os edificadores rejeitaram, Jesus!

As palavras de Golias nos fala de ameaças, escárnio, provocação. Ele procurou desestabilizar as emoções de Israel e conseguiu. Apenas um jovem que mantinha seus olhos em Deus pôde se manter firme diante de tantas ameaças.(v.8-11)

Nos momentos de luta sempre ouviremos palavras contrárias, que querem nos desmotivar a prosseguir, mas se mantivermos nossos olhos no autor e consumador da fé, onze mil cairão ao nosso lado e não seremos atingidos.

Precisamos aprender:

1-Toda luta e procedida de recompensas(v.25)
2-Devemos enchergar as oportunidades e não as dificuldades(v.26)


E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir. (1 Sm 17.25-27)

Sabe, Davi não foi um interesseiro, mas um oportunista, no melhor sentido da palavra. Pois sabia o risco que correria. Sua vitória fez com que ele entrasse para a família real, e tornou a casa de seu pai ixenta de pagar impostos.

Veja nas dificuldades grandes oportunidades de vitórias e Deus honrará sua fé.

A oposição começou a se levantar dentro da casa de Davi. Seu irmão o acusou de presunçoso e mau.(v.28)

Ora, estejamos preparados para as incompreensões que se levantarão. Na verdade, Davi já havia sido ungido com o oléo real, seu irmão o odiava por causa disso, pois não fora escolhido pelo profeta. Davi estava revestido da presença de Deus e somente ele poderia derrubar Golias e dar vitória a Israel.

Quando a presença de Deus está na vida de alguém, até mesmo pessoas próximas, amigos, familiares, serão opositores daquele.

Davi não deu ouvidos as palavras contrárias de seu irmão mais velho. Não bastasse isso, toda a congregação de Israel não acreditava que o pequeno Davi fosse capaz de derrotar um homem experiente nas guerras como Golias. Quem olhava para Davi o desprezava, pois era de gentil aspecto e franzino. Nem mesmo o rei acreditou:

Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.(v.33)

Davi logo respondeu: Eu sou moço, mas já tive experiências com o Todo-Poderoso!(v.34-36)

1-Já matei o leão
2-Já matei o urso
3-Deus me entregará esse incircunciso nas minhãs mãos.

Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus. As pequenas e médias provas que passamos é Deus nos preparando para grandes combates. Estamos sendo calejados para suportarmos o pior que ainda está por vir. Mas maior é Deus que está conosco!

Precisamos ter um testemunho próprio: Já venci antes e vou vencer agora! Deus é fiel!

O segredo de Davi é que ele sempre atribuiu a Deus suas conquistas. Dê glória a Deus em tudo e Deus sempre te dará vitória :

Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.(v.37)

Para concluírmos:

1- Davi usou aquilo que ele dominava bem para derrotar o Gigante: uma funda e pedras.(v.40)

2- Davi confiou não em suas habilidades, mas no nome de seu Deus( v. 45)- O homem que confia em si mesmo é maldito e termina sempre confundido.

3-Davi conhecia os propósitos de Deus em tudo aquilo: Todos verão que o Senhor Salva.- Deus não faz nada sem propósitos firmes.(v. 47)

4-Davi agiu na hora certa( v.48-49)

5-Davi exterminou por completo o problema seu e de seu povo: Arrancou a cabeça de Golias, ou seja, arrancou o mal pela raíz.(v.51)



6-Davi foi um instrumento encorajador nas mãos de Deus para Israel também lutar(v.52,53)

7- Davi honrou seu pai Jessé.(v.58) - Deus honra aquele que sabe dá honra. Ninguém chega a lugar algum sozinho. Honre seus pais, honre aquele que te ajudou a chegar onde voce está e principalmente honre o seu pai que está nos céus, ao Deus que te criou e te formou. A Ele seja toda a honra, glória e louvor para sempre e sempre, Amém.