terça-feira, 13 de março de 2012

As Quatro Facetas de Cristo



E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. e o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro e tinha o terceiro animal o rosto como de homem e o quarto animal era semelhante a uma águia voando( Apocalipse 4. 6b-7)

Por Frankcimarks Oliveira

I- Rosto de Homem

1- o mistério da encarnação( João 1.1, 14)(Filipenses 2. 6,7)
2- A plena humanidade do Messias (Filipenses 2.8)(1 João  4.3)    (2 João 7),

         O animal visto por João no céu revela-nos o mistério da encarnação do filho de Deus. Desde os tempos mais remotos na eternidade, o Criador havia planejado a História, e ao criar esses seres celestiais, O Senhor Já estava prenunciando seus grandes desígnios eternos: a salvação por meio de um homem que Ele mesmo enviaria a Terra.

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.     ( João 1.14)

            Aquele que esteve durante todos os séculos antigos junto do Pai, ele mesmo descera a este tenebroso mundo a fim de cumprir toda a Justiça divina. Cristo sendo Deus não teve por van glória ser igual a Deus, antes aniquilou-se a si mesmo e tomou a forma de homem, e fez-se a si mesmo de servo, sendo obediente ao Pai até sua morte na cruz. Por isso mesmo, Deus o exaltou soberanamente, dando-lhe um nome que está acima de todos os nomes        (Fp 2 6,7)

            Nós temos diante de Deus Pai um Salvador completamente disposto a salvar àqueles que se achegam a ele. Ora, este Salvador aprendeu a padecer para se compadecer completamente de nós, miseráveis mortais. Cristo se fez homem, e foi perfeitamente homem, sabe o que é ter fome, passar frio, ser tentado pelo pecado. Logo, podemos alegrar-nos, pois temos um Advogado complacente, compreensivo e cheio de graça e verdade.

II- Rosto de Bezerro
1- o Sacrifício vicário ( Hebreus 9.13-14)
2- A perfeita salvação em Cristo ( Hebreus 9.12,26-28)

         Deus também criara no céu seres que possuíam rostos de bezerros, ainda que nem mesmo os bezerros tivessem sido criados. Estes seres da mesmo forma do anterior apontam para Cristo. 

         Sabemos que no antigo concerto os Sacerdotes utilizavam bezerros para sacrifícios expiatórios. O sangue destes animais serviam para encobrir os pecados praticados pelo povo escolhido de Deus, Israel.

Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.  (Hebreus 9:12-15)

            O bezerro , assim como o cordeiro, tipificam o mistério da expiação dos pecados. Cristo morreu uma única vez para aniquilar o pecado de muitos          ( Hb 9.28)
            Ora, o sangue de Cristo purifica de fato os pecados daqueles que são chamados para a promessa de vida eterna. Não necessitamos mais de sacrifícios de animais, porque Deus fez conosco uma aliança muito melhor, feita no sangue de seu santo Filho Jesus, no qual temos uma eterna salvação.



               

III- Rosto de Águia

1- A exaltação do Messias ( Atos 1.9)(Filipenses 2.9,10)
2- A onisciência de Cristo ( Apocalipse 1.14; 2.9)

         Os seres com rostos de águias tipificam Cristo exaltado, após sua ressurreição. Aquele que desceu foi o mesmo que subiu e assentou à destra do Poder. Assim como uma águia que voa a milhares de pés de altura, Cristo está nesse momento no lugar mais alto que se poderia chegar: junto ao trono de Deus.
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. (Atos 1:9)

         Assim como uma águia consegue enxergar sua presa de uma altura elevadíssima, nosso Senhor contempla a todos os moradores da terra. Todas as criaturas estão nuas e patentes a seus olhos de fogo. Sua visão perscruta a toda terra. Não há nada nem ninguém que possa se ocultar se sua preciosa visão. Assim disse o poeta de Deus:

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; (Salmos 139:7-12)


              

IV- Rosto de Leão

1- A majestade  e a glória do Messias ( Mateus 17.1-2)   (Apocalipse 19.16)
2- O Juízo do Messias ( Joel 3.16) (Mateus 24.30,31)

         Por último podemos falar sobre sua condição última, o juiz de toda a humanidade. Sim, os seres com rostos de leões tipificam Cristo Glorioso, rei Majestoso, com todo seu fulgor e glória, rugindo contra todos os seus inimigos. Aquele que morreu como um cordeiro pelos pecadores, é o mesmo Leão de Judá que não terá o culpado por inocente. Todo  aquele que rejeitou seu santo sacrifício, pisou em seu puro sangue sentirá a fúria do Deus todo Poderoso.
         O Dia do Senhor vem, ai daqueles que não estiverem sob a sombra do altíssimo.
Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão.
O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor.
E o SENHOR bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o SENHOR será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.(Joel 3:14-16)

O Senhor bramará como Leão, com o sopro de sua boca destruirá todos seus inimigos.Com a espada afiada que parte de seus lábios não poupará aqueles que não estiverem escritos em seu livro.

.Os quatro seres viventes apontam para Cristo, nosso Senhor e Salvador. Eles nos falam de todo o ministério do Messias, de forma misteriosa esses quatro seres resumem a obra de salvação efetuada pelo ungido de Deus.

Deus resumiu todas as coisas em seu Filho desde o princípio. Em Jesus está a salvação e  o juízo final, ele é o alfa e o ômega. Quem não tem o Filho também não tem o Pai, quem não honra o Filho, também não honra o Pai. Foi assim que Deus encerrou todas as coisas, ou seja, Deus é glorificado quando nos prostramos e confessamos ser Jesus, seu filho amado, o único Senhor e salvador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário