domingo, 4 de março de 2012

A Sabedoria dos Homens e a Sabedoria de Deus





Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que, quem compreendeu amente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?( Rm 11.33,34)
Por Frankcimarks Oliveira
I- O Homem e sua sabedoria:
1- o homem é sábio para o mal( Jr 4.22)
2- A sabedoria dos homens ofende a Deus e só produz mais pecados( Rm 1.21-23)
3-Os sábios deste mundo estão nas mais densas trevas(Jó 5.12-14)
4- Os sábios de Atenas zombaram da pregação do Apóstolo Paulo, e este chorou profundamente pela escuridão em que Atenas se encontrava( At 17.16-32)
5- O homem em sua sabedoria não pôde conhecer a Deus
( i Co 1.19-21)
6- O homem natural não compreende a sabedoria de Deus
 ( 1 Co 2.8,14-16)
7- Nicodemos, um sábio judeu, não "acompanhou" a sabedoria de Cristo (Jo 3)
II- A sabedoria de Deus
1- A sabedoria de Deus estava oculta em mistério( 1 Co 2.7)
2- Só os aperfeiçoados por Deus compreendem sua sabedoria
( 1 Co 2.6,15,16)
3- Só o Espirito Santo pode fazer alguém entender e aceitar a sabedoria de Deus
( 1 Co 2.10,11)
4- A sabedoria deste mundo é loucura para Deus ( 1 Co 3. 19-20)
5- A Verdadeira sabedoria vem de Deus, o pai das luzes
( Tg 1.5; 3.13-17) ( Pv 9.10)
 A mente de Deus formulou a salvação e aos olhos de qualquer homem , até mesmo o mais sábio, esse plano parecerá loucura:  Cristo foi feito para nós sabedoria de Deus, santificação e redenção!
Se Deus tivesse dito ao homem seus planos eternos, este não o aceitaria. Cristo pregado numa cruz !  Diríamos: Como Deus pode sacrificar seu próprio filho? Isso não é coisa que se faça!
Mas quem compreendeu a mente do Senhor e quem foi seu conselheiro?. Deus não perguntou a ninguém o que deveria fazer, antes decidiu confundir a sabedoria dos sábios para que em sua soberba não conheçam a Deus.
O Senhor Jesus Cristo disse em oração: Graças te dou, ó Pai, porque ocultaste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sabe , irmãos, não são muitos os sábios que se convertem a Cristo, mas Deus escolheu as coisas fracas, desprezíveis deste mundo para confundir as fortes, Deus escolheu as coisas loucas para confundir as sábias.
Deus em sua infinita sabedoria pôs a todos debaixo da desobediência para usar de misericórdia com quem ele quiser usar de misericórdia, até mesmo com Israel. Por isso podemos descansar em Deus, pois em sua sabedoria estamos bem guardados.
Quando Jesus disse a Nicodemos: Necessário- vos é nascer de novo. Nicodemos então perguntou: Como pode ser isso ?. Isso é a prova de que o homem sem o Espírito de Deus não pode entrar no reino dos céus. Do mesmo modo o apóstolo Pedro não compreendeu a mente do Senhor. Quando Cristo disse que devia padecer, morrer e ressussitar, Pedro disse: Não ,SENHOR!  Jesus então disse: Para trás de mim, satanás, porque tú não cogitas, não entendes, as coisas de Deus, mas somente as coisas dos homens.
"Morrer na Cruz foi a cajadada de Deus para matar todos os coelhos!"
A Sabedoria de Deus desfez a inimizade, quebrou a parede de separação, perdoou pecados, justificou pecadores, santificou homens, redimiu-nos da perdição. Por isso Paulo louvou a Deus com tanta intensidade, porque percebeu que sua sabedoria é insondável, indecifrável.
Não sejas sábio aos vossos próprios olhos, mas saiba que o princípio da sabedoria é o temor a Deus. Do que vale ao homem ganhar esse mundo e perder sua alma?Ter riquezas, sabedoria terrena , prestígio humano e no fim de tudo ir para o inferno?Sejamos sábios para fazer o bem, para temer a Deus, sábios em sua palavra, pela sua revelação. Que Deus nos abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário