segunda-feira, 12 de março de 2012

A triste Condição Humana Perante Deus


O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos e restauração de vista aos cegos,a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor( Lc 4.19)
Estudo Por Frankcimarks Oliveira
Aos olhos de Deus:
I- O Homem vive em miséria
1- Por mais rico e afamado que seja, está entregue a uma lepra mortal, que vai consumindo toda sua vida até não lhe restar mais nada( 2 Rs 5.1)
2-Somente Deus pode livrar o homem de sua miséria( Mt 8.1-3)
3- Para com o miserável Deus usa de Misericórdia( Lm 3.22-23)
4- A miséria de Jerusálem nos dias de Jeremias:
Uma viúva desamparada, que chora todo o dia, sem beleza, faminta, desprovida de fortalezas e portões.( Lm 1-5)
II- O Homem está doente
1- Doente pelo pecado( Sl 41.4)
2- O estado terminal de Judá e Jerusálem nos dias de Isaías
( Is 1.1-6)
3- Só Deus pode curar e restaurar o pecador( Is 1.18, 24-27)
4- o Homem naturalmente encontra-se enfermo e impossibilitado de servir a Deus. Necessita que Deus os cure .(Mt 8.17)
5- Cristo morreu por nós, estando nós ainda fracos pelo pecado ( Rm 5.6,8)
III- O Homem encontra-se aprisionado
1- Os Hebreus no Egito demonstram o cativeiro espiritual do Ser Humano
( Sl 107.13-16)
2- Só Deus liberta o encarcerado( Sl 68.6)( At 16.25-26)
3- O Filho do Homem quebrou os grilhões do Gadareno e o fez livre 
 ( Mc 5.1-15)
4- Deus pôs fim ao cativeiro de seu povo através de um rei chamado Ciro
 ( Is 45.2)
IV- O Homem está cego
1- o "deus" deste século ( Satanás) cegou aos homens
 ( 2 Co 4.4)
2- Os homens estão andando nas trevas e por isso caem em covas profundas (Lc 6.39)
( Jo 3.19)
3- Um cego não pode compreender ou identificar a luz
( Jo 1. 4-5)
4- Jesus curou muitos cegos para demonstrar que somente Deus pode fazer o pecador enchergar sua luz e sua verdade
( Jo 9.11,39-41)
V- O Homem está sob opressão
1- O Homem é oprimido pelo diabo ( At 10. 38)
2- O Homem nasce debaixo do domínio de Satanás, o príncipe das potesdades do ar.
( Ef 2.1-3)
3- Os hebreus no Egito estavam sob a opressão de Faraó, que mandava e desmandava  em seus escravos  (Ex 3.7,9)
4- Jesus libertou uma mulher que ha 18 anos era oprimida pelo diabo: Ela andava  curvada(Lc 13.10-13)
5- Jesus despojou a casa do valente ( diabo) e saquiou seus bens 
( os homens)(Lc 11.21-22)(Mt 12.28,29)
6- Só Deus pode aliviar os oprimidos( Mt 11.28)

O homem não consegue perceber seu estado espiritual diante de Deus. Aos seus próprios olhos não há nada de errado com ele, por isso se faz necessário que o próprio Deus declare seu estado de miséria.
Deus amou-nos de sobremodo, que seu amor não se constituiu apenas em palavras, mas em demonstração de atitudes. Ele deu seu único filho para que tivéssimos vida nele e vivêssemos para ele.
Jesus veio a esse mundo para salvar os perdidos. Ele veio por causa da nossa pobreza espiritual diante de Deus. Não há bem algum na nossa natureza carnal, por isso só podemos exclamar como o Apóstolo Paulo: Miserável homem que sou! Ora, Deus só pode usar de misericórdia com os miseráveis. E Deus já declarou que não há um justo, nenhum sequer!
Naamã era um homem de prestígio em sua nação, rico e afamado, porém leproso. A lepra é uma miséria na vida de quem a possui. Faz com que o doente se ilose até dos seus familiares. Essa doença vai matando aos poucos e torna o enfermo insensível ao ambiente. Do mesmo modo o pecado age na vida dos seres humanos, tornando-os insensíveis a Deus e a sua vontade.
Jeremias pôde ver a miséria e sua devastação sobre Jerusálem. Tudo por causa dos pecados e desobidiências de seu povo. Sua cidade ficou desolada, arruinada. As mães comiam seus filhos de tanta fome que sentiam, comiam areia. Os bebês não tinham leite para sobreviverem e morriam secos nos braços de suas mães. Tanto os jovens como os velhos morriam jogados nas ruas.
É dessa forma que o Senhor Santo, Santo, Santo contempla os filhos dos homens, na mais terrível miséria. E somente ele pode curar -nos. Não pense que o pecado é inofensivo, pelo contrário, ele é extremamente nocivo e destrutivo.
Os homens aos olhos de Deus estão em leitos de morte, aguardando seu triste fim. Ele foi mordido e infectado pelo veneno mortal da serpente. Por isso não tem forças para chegar até seu criador e serví-lo de livre e espontânea vontade. É necessário que Deus nos cure primeiro, nos ressussite primeiro, para que possamos serví-lo depois.
Quando Deus olha para esse mundo , ele encherga uma grande gaiola que detém a humanidade. O Homem caiu na armadilha de Satanás e está preso num laço de ferro. Existem correntes e bolas de aço que aprisionam o ser humano no reino das trevas. O Diabo é o antigo Faraó que oprime os pecadores, que manda e desmanda. De modo que o Homem não está somente preso, mas está sob grande opressão, sufoco.
Quando Deus olha para este mundo , ele encherga densas trevas e homens cegos tropeçando em pedras e caindo em profundas covas. É interessante observarmos a vida de Sansão, que era um homem consagrado a Deus , mas que ao esquecer sua consagração perdeu as forças. O diabo seduziu Sansão, pôs uma aperitivo dentro de uma armadilha e ele comeu direitinho. No fim das contas Sansão se encontrou dominado pelo inimigo, algemado e cego. Seus inimigos lhe furaram os dois olhos para que ele não mais visse e não percebesse quão longe estava de seu Deus.
Quão infinita é a misericórdia do nosso Deus! Quão grande é sua fideidade! Deus renovou as forças de Sansão e o fez triunfar sobre seus algozes. Ele quebra ferrolhos e destrói portas de bronze. Ele liberta o encarcerado das prisões,só ele é Deus e não há outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário