quinta-feira, 29 de maio de 2014

Origem e Destino


De onde vens e para onde vais? ( Gn 16.8)

Por Frankcimarks Oliveira

Esta  pergunta  é muito importante. Deveríamos respondê-la. Seu contexto imediato se refere ao conflito entre Agar e Sarai, esposa de Abrão. Agar foge da casa de sua patroa por ser afligida por esta por causa da criança que carregava em seu ventre.

Gostaria de meditar um pouco sobre esse pequeno verso sob vários ângulos : problemas pessoais mal resolvidos e nossa postura errada em relação a eles, bem como a consciência do destino de nossas almas.

Convido a todos os meus leitores a investigarem as causas que os levaram ao atual estado em que se encontram, seja física ou espiritualmente.

Comecemos com “ DE ONDE VENS?”

Quando o anjo do Senhor  pergunta a Agar “ de onde vens” , ele está propositadamente a conduzindo a refletir sobre suas origens , bem como as causas que a levaram àquela situação:

E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.(Gênesis 16:7-8)

A resposta de Agar foi objetiva, todavia parcial. Ela se põe apenas no lugar de vítima. Porém sabemos que ela mesma passara a desprezar sua patroa porque se achava grávida de Abrão.  Geralmente  reagimos desta mesma forma. Enxergamos apenas nossas razões e direitos e nos colocamos sempre no lugar de inocentes. O Fato é que tanto Agar quanto Sarai agiram erroneamente. “De onde vens” também serve para nos lembrar nossas origens. 

Algumas pessoas crescem um pouco na vida e já se esquecem que um dia não foram ninguém. Agar era uma simples escrava, mas quando gerou um filho de seu patrão, passou a desprezar sua senhora. Infelizmente isso é mais comum do que imaginamos. Nenhum sucesso na vida justifica orgulho e prepotência. Lembremo-nos sempre de nossas origens  humildes.

A pergunta que te faço é : Você tem parado para analisar profundamente os fatos? Ou simplesmente julga superficialmente os acontecimentos que te rodeiam? Lembre-se de onde estava e o que te trouxe ao deserto.  “De onde vens” quer dizer encare os fatos, confesse seu caminho, admita seus  passos, sonde seu passado. Averigue o que te trouxe aqui. Com certeza esse exercício nos tornará pessoas mais conscientes da realidade e nos tornará mais maduros.

Agora analisemos “ PARA ONDE VAIS?”

Falhamos muito em viver aquela filosofia “ deixa a vida me levar”. Nossa vida é muito preciosa para estarmos tão distraídos quanto a nosso futuro. Não que tenhamos o controle do amanhã, nós sabemos que este só pertence a Deus. Mas nossas ações do presente influenciarão e muito no futuro que teremos. A pergunta é : para onde estamos indo vivendo do jeito que estamos vivendo?

Refletir na primeira questão é crucial para respondermos esta segunda. Talvez após sondarmos nossos caminhos até hoje perceberemos que não fomos muito prudentes. Mas não precisamos insistir no erro. Basta que nos perguntemos : Para onde vou?

Para onde vai sua família, pai, se você continuar se comportando assim ? Para onde irão seus filhos, mãe, se você não mudar essa sua postura negligente? Mas a pergunta mais crucial de todas : Para onde irá sua alma se  continuar  vivendo dissolutamente o resto de seus dias?

Pare um pouco. As vezes Deus nos leva ao deserto para refletirmos sobre estas questões mesmo. Vivemos num mundo que pensar é raridade para a maioria das pessoas. Principalmente pensar sobre coisas espirituais.

Agar  após  esta maravilhosa experiência com Deus disse: Tu  és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu  também para aquele  que me vê?(Gênesis 16:13-14)  Foi  isso que o salmista disse : Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? (Salmos 139:7)
Devemos encarar nossa realidade, por mais dura que ela pareça ser. Deus nos tem levado por graça a desertos que ainda possuem fontes de água. Porque o que ele deseja é levar-nos a um arrependimento genuíno através de uma sondagem pessoal de nossas vidas.
De  onde  vens  e para onde vais, amigo? Cristo disse sobre si mesmo : porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou. (João 8:14) . Estes a quem Jesus se reportou não andavam com ele.
Existem  pessoas  que acreditam ter vindo do macaco. Outras que surgiram do nada. Cristo sempre disse : “Eu vim do Pai”. Existem pessoas que não tem certeza sobre a vida após a morte, outras acham que nada há depois do túmulo. Mas Cristo dizia : Na casa de meu Pai  há  muitas moradas, irei e voltarei para vos levar comigo, para que onde eu estiver, vós estejais também.
Oh , amigo, é crucial para ti determinar os caminhos que tens percorrido e confessá-los diante de teu Deus. Bem como é importantíssimo que andes num novo caminho que te assegure vida eterna. Cristo disse a seus discípulos : Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. (João 14:4) Apenas aqueles  que  andam com Deus sabem a verdade e tem certeza para onde vão.

E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? (João 16:5)
Perguntar sobre o destino é algo que pode nos levar ao pavor ou nos levar a paz. Creio que não há neutralidade nessa questão. A morte é um inimigo poderoso que amedronta multidões de pessoas. Todavia, aqueles que creem em Cristo , ouvem de sua boca :  

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25)

De onde vens e para onde vais, amigo? Com Cristo ouvirás : E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, (Lucas 22:29). Será que estás caminhando rumo ao Paraíso que Deus mesmo preparou para todo aquele que crê em seu nome?
Oro  para que sinceramente digas ao Senhor :
 “ Meu Deus, tenho vindo de caminhos tortuosos, mas quero andar num caminho plano contigo. Venho de lugares que tu não estás e nem podes, visto que és santo. Porém quero estar contigo para sempre. Antes, meu Deus, eu não te reconhecia , mas hoje confesso que venho de ti, tu me criaste e me deste vida. Eu vim de ti e vou para ti por Cristo Jesus. Amém. 
Que o Senhor te abençoe sempre!





quarta-feira, 28 de maio de 2014

A justiça da Fé


E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.

Por Frankcimaks Oliveira

Não há doutrina mais empolgante e reconfortante que a justificação pela fé somente. Na verdade todos os grandes avivamentos que ocorreram na história da igreja vieram da preleção desta doutrina.
Deus se agrada daquele que tem fé em seu nome. Pois está escrito que sem fé é impossível agradar-lhe. Oh, amigos, o grande  escândalo da salvação efetuada por Cristo é que ele não requer nada dos pecadores que lhe procuram. Antes, Cristo mesmo delega aos perdidos sua própria justiça a fim que estes sejam aceitos pelo Pai.
Podemos  dizer que Deus em seu amor nos providenciou  um  cordeiro santo , completamente capaz de perdoar nossos pecados. Cristo, voluntariamente se propôs a morrer pelos ímpios e ressuscitar para justificá-los. E o Espírito Santo é dado a estes que creem como garantia eterna da obra iniciada pelo Pai. Como é maravilhoso  Deus operando o querer e o efetuar!  Na verdade o barro está nas mãos do oleiro e é completamente passivo a imaginação de seu criador.
Abraão não tinha filhos. Mas a Palavra de Deus lhe disse que ele seria pai de uma multidão de povos. O que Abraão fez? Apenas creu e foi considerado justo por Deus. Pode parecer estranho, mas continua sendo assim até os dias de hoje. Deus diz, nós cremos no que ele disse e somos justificados diante dele.
Um exemplo prático :
Certo pregador está em praça pública anunciando o evangelho do Senhor , ele diz : Quem quiser venha e beba de graça da água da vida. Você que não tem dinheiro, vinde ás fontes, e comprai sem preço e sem dinheiro , vinho e leite.
Os ouvintes com certeza dirão : Este homem está maluco! Ninguém pode comprar nada sem dinehiro.
Isso é o evangelho. Somos  convidados  a comprar algo que nos é dado gratuitamente.  Recebemos  crédito  de outro que é rico o suficiente para comprar o quanto for necessário para qualquer um que lhe pedir.
A  justiça de Cristo recai sobre a vida daquele que crê em seu nome.  Assim como Abraão creu  no impossível , isto é, sendo ele e sua esposa já velhos conseguirem conceber um filho, e foi justificado. Nós do mesmo modo, sabemos que somos grandes pecadores; sabemos que não podemos fazer nada para merecermos algo das mãos de Deus e sabemos que estamos completamente perdidos, então ouvimos falar de Cristo que nasceu de uma virgem, viveu sem pecado neste mundo, fez toda a vontade de Deus, morreu em uma  cruz pelos pecadores e ressuscitou para segurança eterna destes,  então somos justificados pela fé .
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? Romanos 10:16
Aprouve  a  Deus  salvar os crentes pela loucura da pregação do evangelho. Nem todos creem e por isso nem todos serão salvos.  Ainda  que  estes  façam boas obras, ainda que estes sejam aos olhos de todos “pessoas de boa fama”, todavia somente através da fé no sangue expiador de Yeshua é que obterão a redenção de suas almas.
Certo  homem perguntou a Paulo e Silas  : O que hei de fazer para ser salvo? Então eles disseram : Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31)  Percebes?  Não foi  dito : faça isso e depois aquilo e então serás salvo. Ainda que a fé sempre  seja  acompanhada de sinais de verdadeira conversão, ela nunca é precedida por estes.
A fé é tão precisosa aos olhos de Deus que é como uma pérola  de grande valor ou como algo minúsculo que vai crescendo tanto ao ponto de todos a perceberem. Assim como o reino de Deus mesmo. A fé é preciosa porque se apóia sobre Cristo. A fé é valiosa porque conversa apenas com o Senhor Jesus.  Ela  não se baseia em mais nada, apenas no filho de Deus.
Vejamos  agora  alguns  versos que demonstram a suficiência  da fé sem obras:
Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. (Lucas 8:50)
         Esta  foi  a palavra de Cristo para Jairo e continua sendo para  qualquer um que o busque. Cristo manda que creiamos Nele.  Isto  basta.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)
         Não  poderia  haver  texto  mais claro que este nas escrituras! A salvação está veiculada apenas ao ato de crer ou não. Se alguém crê em Cristo , está salvo. Se não crê nele, está condenado. Não há o que se interpretar aí.
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?( João 11:26
Oh, amigos, como o Senhor é claro, objetivo e direto! A pergunta  dele a Marta foi se ela cria no que ele dizia. Crês tu isto?  É a pergunta  que  se ouve ainda em nossos dias. Se você crê, você é justificado diante dele.
Quero  concluir esta breve mensagem com o dizer do profeta : Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. (Jeremias 17:7)
Isso é tudo que precisamos saber e fazer. Aqueles que confiam  em  Cristo e em seu poder de justifcar a pecadores jamais  serão  abalados. Aqueles que confiam nos méritos de Jesus e não em si mesmo, esse herdará a vida eterna. Aquele que fez do Senhor o seu abrigo e tem o nome do Senhor por precioso, esse sim habitará na casa do Senhor por longos dias.

O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.(Salmos 147:11)

terça-feira, 27 de maio de 2014

Eu te Abençoarei



E abençoar-te-ei (Gn 12.2)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Deus é o Deus abençoador. Em toda a Bíblia vemos o quanto o Senhor  se  compraz  em  galardoar  seu  povo.  Mas o que é a BÊNÇÃO? É o ato de conceder poder a alguém para alcançar prosperidade, longevidade, fecundidade, obter sucesso e muitos frutos.” Em outras palavras  podemos  dizer  que é  "a mão de Deus sobre nós."

Pense  comigo  na  promessa  dada  ao velho Abraão . Deus o chamou e lhe disse : E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção (Gênesis 12:2).  Na verdade  a  bênção divina é uma garantia  para  todo  aquele que Deus elege.
O Senhor te abençoe e te guarde; (Números 6:24)
         Deveríamos sempre com nossos lábios pronunciar estas doces palavras  sobre  nossos  familiares,  amigos  e vizinhos. Invocar a bênção de Deus  sobre  todo  aquele  que  nos rodeia. Principalmente sobre os filhos  do Deus vivo. Nossa  boca  não pode ser uma fonte que jorra bênçãos e maldições, como Balaão : Então disse Balaque a Balaão: Que me fizeste? Chamei-te para amaldiçoar os meus inimigos, mas eis que inteiramente os abençoaste. (Números 23:11)
         Amigos, não me refiro a confissão positiva que diz que nossas palavras  tem  poder  criativo. Refiro-me   a  disposição  de  um coração cheio  de  amor  e  de graça  que  está sempre  inclinado  a bendizer. Como é lindo vermos esta espécie de relação entre as pessoas. Como é o caso de um patrão  e  seus funcionários crentes : “E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E disseram-lhe eles: O Senhor te abençoe. (Rute 2:4)
         Não  é  isto  que  temos  visto  nem  mesmo  nas  relações familiares. Os  cônjuges  deveriam  se  tratar  sempre com palavras  abençoadoras. Com  certeza  isso  mudaria  seus  ânimos  carnais e traria uma paz  sublime pra dentro de suas casas. Todavia, o que temos observado é que o trato  nas  relações  interpessoais  são  muitas  vezes temperadas com palavras grosseiras e ofensivas.
A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. 
         De uma coisa eu sei, palavras abençoadoras são sempre brandas e bem vindas. Deveríamos treinar mais esta ação de abençoarmos e sermos gentis com nosso próximo. Desse modo nos tornaríamos mais parecidos com Cristo , já que este nunca dissimulou em seu coração. Quando Cristo bendizia , ele o fazia com verdade. Pois sabemos que um coração enganoso pode abençoar com os lábios, mas maldizer em seu interior. Por isso o provérbio :
O que, pela manhã de madrugada, abençoa o seu amigo em alta voz, lho será imputado por maldição. (Provérbios 27:14) Aquele que odeia dissimula com seus lábios, mas no seu íntimo encobre o engano;Quando te suplicar com voz suave não te fies nele, porque abriga sete abominações no seu coração, (Provérbios 26:24-25      )
Que nossas bocas falem das profundezas de nosso coração as bênçãos que ali se depositam. E que nossa disposição em abençoar como Deus seja também em ações, não somente em palavras. Assim como Boaz abençoou a Rute facilitando-lhe a colheita.
Tu queres ser abençoado, amigo? Queres ser fecundo e próspero na terra? Queres ser engrandecido e ter um bom nome? Então tema ao Senhor. Observe o que Ele diz em sua Palavra e teu pé ficará firme. Como disse o salmista : Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. (Salmos 128:4) Ou como disse Paulo : “Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e tua casa”.
Quando Deus disse a Abraão :”Em ti serão abençoadas todas as famílias da terra”, Ele se referia ao descendente que viria de Abraão que abençoaria o mundo com sua obra redentora. Este descendente é Cristo Jesus .
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; (Efésios 1:3)
         Na  verdade Sempre que Deus diz : “Te abençoarei”, ele olha para Cristo como o grande depósito de todas as suas bênçãos. Nós só recebemos seus tesouros quando cremos em seu filho amado. Recebemos gratuitamente todas as dádivas de sua boa mão.
         O Senhor Jesus Cristo fez todas as coisas e sem ele nada do que foi feito se fez. Por isso quando fores abençoar , diga ; O Senhor que fez o céu e a terra te abençoe desde Sião. (Salmos 134:3
         Cristo em todo seu ministério terreno viveu para abençoar. Ele partia o pão e abençoava. Ele recolhia as criancinhas e as abençoava. Ele perdoava os pecadores e os despedia com sua bênção. E Quando fora embora às mansões celestiais , subira em posição de abençoar :  E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. (Lucas 24:50)
         O mais confortante é saber que todo aquele que é abençoado por Deus não pode ser amaldiçoado. Certa feita Cristo  amaldiçoou uma figueira. Ele disse : nunca mais dê fruto. E assim foi . Isso, entretanto só reforça seu poder de abençoar eternamente.
         Cristo  mesmo  fora abençoado por Deus, quando lemos : Por isso Deus te abençoou”( Sl 45.2) E ele mesmo nos abençoa com sua graça, quando lemos a bênção apostólica :
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. 
Não há maior bênção para um pecador que receber a graça do Salvador, que é na verdade a demonstração do amor de Deus e que permite a partir de então a comunhão com seu Espírito.

O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei (Números 6:24-27)




domingo, 25 de maio de 2014

Todos são Maus


Foto de Hitler na infância

a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice

Por Frankcimarks Oliveira

Quem  nunca  olhou  para  uma  criancinha  e  disse consigo mesmo : Como é pura essa criatura!?  Todavia,  Deus  em  sua santa palavra nos apresenta o contrário a cerca do coração humano, até mesmo do coração infantil.

Observe  o  comportamento  de  uma criança  e  você rapidamente perceberá  que  muitos  dos  pecados  que  os adultos cometem  elas também  praticam.  Na  verdade  uma  criança só não peca mais porque suas condições  não  permitem. Por exemplo, se uma criança contrariada em  sua vontade tivésse capacidade  de  matar  um adulto , ela assim o faria, mas lhe falta forças para isso. Se  bem  que  já temos visto ao longo da  história  e  nos  jornais o relato de centenas de crianças que roubaram, se drogaram e daquelas que até mesmo mataram seus próprios pais.

Sei que isso foge do imaginário criado para as crianças pela nossa sociedade romântica e antropocêntrica. Mas a Bíblia é categórica : “ a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice”. Analisemos um pouco esta verdade.

Jesus  mesmo  chamou  aos  homens de maus e disse que apenas Deus é bom:

"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?" ( Mt 7:11 )

O  Paralelo  que  Cristo  faz entre Deus e os homens é muito evidente. Deus  é  bom e os homens são maus. Nossa  natureza pecamnosa é hereditária.  Nosso  pai  Adão  pecou  e desde então todos pecaram.  Logo, a maldade que se manifesta mais fortemente na vida adulta já existe no coração infantil. Engana-se quem pensa que a maldade surge em determinado  período  de  nossas  vidas.  Na  verdade árvores más só podem dar maus frutos. Mas ao mesmo tempo lemos : vocês sendo maus sabem dar boas coisas aos vossos filhos. Uma pessoa má pode sim fazer algo bom, mas isso de modo algum a torna uma pessoa boa. Pois a raiz do coração humano é que está danificada. Ora, uma  fruta  meio  estragada  não é uma fruta boa. Do mesmo modo que uma meia verdade nunca será uma verdade, mas sempre uma mentira. O fato é que todo o corpo, a mente e o coração humanos está apodrecido. Vejamos um verso que aborda a universalidade e abrangência do mal :

Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, nem um se quer” ( Sl 14:3 ; Rm 3:12 ).

Aqui  se  incluem  todas  as  crianças.  Se  uma  criança  pudesse fazer o bem , então o versículo diria : Não há quem faça o bem, exceto as crianças. Mas Paulo diz que todos se fizeram imundos. E Davi também declarou : Em pecado me concebeu minha mãe ( Sl 51). Até mesmo as criancinhas precisam de um salvador que impute sobre elas sua justiça.  Não  é  atoa que nos evangelhos lemos que muitas criancinhas eram trazidas a Cristo para que ele lhes impusesse as mãos e as sarasse e abençoasse.

E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. Mateus 17:18

         O  mal havia se apoderado daquela criança de modo que esta precisou de um Salvador poderoso que a socorresse. Por que achamos tão estranho o fato de as crianças também precisarem de Cristo? Sem Cristo ninguém  herdará o céu, nem mesmo as criancinhas. Qualquer um pode ser condenado  diante  de  Deus  porque  já nasce em pecado, sob o domínio das trevas ( Ef 2). Quando  uma criança morre e vai para o céu não é porque ela não tinha pecados e merecia estar ali. Isso é blasfêmia! Sim, isso é fazer Cristo desnecessário. Jesus disse : Ninguém vem ao Pai se não for por mim ( Jo 14.6). Ninguém neste verso significa exatamente ninguém, incluindo as criancinhas.
Mas  Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Lucas 18:16

Hoje  vemos  muitos  agindo como os discípulos do passado que achavam que criancinhas não necessitavam de um Salvador. Eles simplesmente dificultavam o acesso destas ao meigo Senhor dos grandes e pequenos:

E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Marcos 10:13

Os  pais conduziam seus cordeirinhos aos braços do Senhor, mas alguns achavam aquilo desnecessário. É como se penssassem : Há tanta gente  precisando de fato da ajuda dele, por que perder tempo com estes pequeninos? O mais lamentável em tudo isso é que esta mentalidade permanece em muitos líderes de Igrejas e em pais de família que negligenciam a espiritualidade de suas crianças.
Os  pais  devem  levar  seus  filhos a Cristo. É sua obrigação conduzí-los ao Salvador porque elas são pecadoras e carecem de um Justificador. Não substime a capacidade que eles tem de entender a fé, pois dos lábios dos pequeninos Deus suscita força. Que as criancinhas cantem : “Hosana, hosana nas alturas” que quer dizer : “salva-nos agora”.

E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou. Marcos 10:16

         Cristo  abençoou  as  criancinhas  que  foram  levadas até seus braços. Ele assim o fez porque sabia o quanto elas necessitavam de sua Graça.  Amigo,  se  aquelas  crianças  não  precisassem da benção do Mestre ele teria dito : Não me tragam estes, porque eles já são abençoados e não precisam de minha benção. Mas foi isso o que aconteceu? Não! Cristo  ordenou  que  trouxessem a ele até mesmo essas criancinhas. E o que está escrito sobre o coraçãozinho dessas pessoas? Que sua imaginação é má desde a tenra idade.
         Homens grandes foram chamados de maus por nosso Senhor. Foram chamados de raça de víboras e geração malígna. O que estes homens podem produzir? Somos como as árvores e a nossa semente determina a espécie. Isto é , uma macieira só pode produzir maçãs. Do mesmo modo , homens maus só podem gerar filhos maus. E como já vimos, está escrito : Não há ninguém que faça o bem .

         “Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus" ( Mt 7:17 )

Talvez  você  veja  frutos  aí como meramente ações que cometemos. Todavia, gostaria de ampliar sua visão. Não necessariamente o mal é cometido no mundo real que pode ser contemplado pelos olhos. Nossa mente é um mundo virtual e muito mal pode ser praticado sem que ninguém perceba. O verso que estamos analisando diz : “a imaginação de seus corações é má continuamente.”
Deus é o expectador de nossos pensamentos :

Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? Mateus 9:4

Agora a pergunta que faço é : Crianças não podem ter maus pensamentos? Isso não faria delas pessoas más? Claro que sim. E nós sabemos que crianças são invejosas, birrentas, briguentas, mimadas, egoístas e etc. O que quero enfatizar é que todos precisam de um salvador. O  mal  que  imaginamos revela que somos maus ainda que não coloquemos em prática nossos planos. Jesus mesmo disse :

Eu,  porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28

         O Senhor conhece a profundeza do ser Humano. Ninguém há que possa escapar de seus olhos. Ele vê o profundo da alma. Sabe que nossos pensamentos são vaidade. Ele pesa em balança justa nossas ações e além disso perscruta nossa imaginação.

Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Salmos 139:2

         Todos  nós  precisamos de Graça e de um Deus que Salva. Todos sem exceção pecaram e destituidos estão da glória de Deus. Todos necessitam de perdão , amor e compaixão. Todos  precisam  nascer  de novo pelo poder do Espírito Santo. Amém.

domingo, 11 de maio de 2014

O Senhor fez isso



Isso foi feito pelo Senhor ( Mc 12.11)

Por Frankcimarks Oliveira

A  mão majestosa do Senhor opera grandes coisas e sempre nos deixa assombrados. Os feitos poderosos de suas mãos nos deixam perplexos  e  cheios  de  temor. Todavia  , estas  mesmas  obras   grandiosas do  Senhor  sempre  alegram  as  almas  de  seus  filhos amados. Como disse  o  salmista : Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. (Salmos 126:3)
O  Senhor fez os céus e a terra e tudo quanto neles existe. Ele também  fez  para si um povo e com este uma aliança.  O Senhor libertou os hebreus  do  Egito  com  grandes  feitos  e  lemos : E  o Senhor fez isso no dia seguinte, e  todo  o gado  dos   egípcios morreu; porém do gado dos filhos de Israel não morreu nenhum. (Êxodo 9:6). Vemos o tratamento especial que Deus dá a seu povo.
Deus  castigou  Faraó  e sua nação ímpia porque este se recusava a libertar seu povo da servidão. Sei que muitas vezes pensamos em Deus apenas sorrindo e fazendo o bem indistintamente a todas as pessoas. É verdade que ele é bom até mesmo para com os maus e ingratos.  Porém, Deus em sua santidade ira-se com ira santa por causa dos males feitos pelos homens na terra. Você consegue ver Deus castigando o mundo?  Vemos que Deus tirou os  hebreus  da  servidão com mão poderosa e para isso Deus teve de derramar sua ira sobre o Egito. Deus fez isso e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.

Deus  também  se  irou profundamente contra Sodoma e Gomorra por causa de sua impiedade.  Apenas  Salvou  a  Ló e sua casa. Entretanto a todos os habitantes daquelas campinas ele destruiu com fogo. Está escrito : Levantai-vos deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade ( Gn 19.14).  Foi  Deus  quem  exterminou aquelas cidades impenitentes do mapa e da história. O Senhor fez isso e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.

Do  mesmo  modo,  o dilúvio  revela  um  Deus que não está sorrindo o tempo inteiro para os filhos dos homens.  Em  sua  paciência  Deus usou Noé  para  chamar os pecadores ao arrependimento. Mas nenhum deles creu  na  mensagem  do  velho amigo de Deus. Está escrito :  O  Fim de toda carne  é  vindo  perante  minha  face, porque a terra está cheia de violência ; e eis que os desfarei com a terra ( Gn 6.13) E assim como o Senhor disse a Noé que faria , ele o fez. E foi ele também quem fechou a porta da arca para que ninguém  mais  entrasse por ela. O Senhor fez isso e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.

Deus  também castigou  Jerusalém  por  sua prostituição. O povo da aliança já não guardava mais os santos preceitos de Javé, por isso lemos : Eu vos castigarei segundo o fruto das vossas ações, diz o Senhor; e acenderei o fogo no seu bosque, que consumirá a tudo o que está em redor dela. (Jeremias 21:14) O  Senhor  fez  isso  e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.
E  por  fim, mas não menos importante, vemos a Rejeição do Messias prometido a Israel. Ele é enviado como todos os profetas anteriormente, para convidar a nação eleita ao arrependimento. Todavia é morto brutalmente por aqueles que se consideravam homens de Deus.
A vinha do Senhor não frutificava mais. Seu investimento não lhe devolveu lucros. Os lavradores não desejavam devolver a seu dono os frutos devidos. Após  enviar  muitos  servos inutilmente, decidira enviar seu  Herdeiro, porque  pensava : a meu filho respeitarão. Todavia, este fora assassinado. Ora, a pedra que os edificadores rejeitaram , esta  foi  posta por  pedra  de  esquina.  Isto  foi feito pelo Senhor e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.
Oh,  amigos,  o  assassinato  do  Filho  de  Deus  e sua prévia rejeição já estavam ordenadas pelo Senhor. A  cruz  de  Jesus  Cristo  não foi  um  acidente  histórico,  mas  um crime  premeditado.  Através  de  sua morte  nós  recebemos  perdão  dos  pecados. O castigo que estava sobre ele nos  trouxe  a paz e a reconciliação com o Pai. Sei  que isso pode parecer terrível aos olhos dos incrédulos, mas aos nossos olhos, isto é, aos olhos daqueles que foram iluminados pelo Espírito Santo, é coisa maravilhosa.
Nunca  deixará de ser escandaloso o fato de Deus ter dado seu próprio  Filho  à  morte para salvar a pecadores maus. Mas foi de seu agrado que fosse assim. Jamais entenderemos a profundeza do amor. Fiquemos  quietos  diante  dele. Ele faz coisas terríveis na terra dos viventes com propósitos justos, santos e bons.
Se  Israel não tivesse rejeitado o Messias, provavelmente o evangelho  não teria chegado aos gentios. Por isso Deus assim o fez, porque seus planos eram para todas as famílias da terra. Ele disse a Abraão : Em  ti  serão  benditas  as  famílias  da terra. Em Cristo somos abençoados. Por seu sangue derramado, por sua morte e ressurreição. O Senhor fez isso e é coisa maravilhosa aos nossos olhos. Amém.