sábado, 29 de novembro de 2014

Em que Evangelho tens Crido?


E ali pregavam o Evangelho ( At 14.7)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Nosso Senhor já havia dito que seu evangelho seria pregado em todos os confins da terra. E aqui vemos os apóstolos cumprindo a ordem : “Ide e pregai o EVANGELHO a toda criatura.” Precisamos atentar nas palavras do bom pastor, para que não nos achemos fazendo qualquer outra coisa achando que estamos fazendo exatamente aquilo que ele requereu de sua Igreja.

Infelizmente, digo com tristeza no coração que o que temos visto no Brasil , isto é, nas televisões e rádios, nas praças e denominações, é um pseudo evangelho sendo pregado , não por anjos de Deus, mas por ministros de Satanás, transfigurados em anjos de luz. Estes homens deturpam  a boa semente do Senhor, e tudo o que conseguem  gerar nos seus ouvintes é  apenas  erva  daninha.

Assim,  como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:9) Agora, amigos, já sabemos que existe o verdadeiro evangelho e um falso evangelho. Resta-nos aprender a discernir entre ambos. Espero que após ler esta mensagem, você seja capaz  de :
1-    Identificar as diferenças entre o Evangelho bíblico e o evangelho midiático;
2-    Acolher em seu seio o evangelho de Jesus Cristo , repudiando assim o falso evangelho. Isso requer humildade de sua parte. Geralmente não gostamos de reconhecer que estivemos errados. Todavia, isto aqui é uma questão de vida ou morte.

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! (1 Coríntios 9:16) Aqui Paulo só reforça as palavras de nosso Senhor : “ Ide”. O general dos exércitos deu seu comando, resta-nos obedecê-lo. Cristo mesmo cumpriu  essa missão de modo exemplar. Ele se esforçou ao máximo;  Não  descansava,  mal comia, porque ele veio desfazer as obras do maligno. Estava sempre anunciando o Reino de Deus e sua justiça. Portanto, Cristo não nos pede nada que ele mesmo não tenha se submetido a fazer.
“ Ai de mim se eu não pregar o Evangelho”. Perceba a solenidade do apóstolo e a seriedade de seu tom.  O Evangelho é coisa séria. Ele diz respeito ao destino eterno das almas. Ai daqueles que falseiam o evangelho. Ai daqueles que não são diligentes em meditar em cada palavra deste novo concerto. Não abra sua boca até que todo o conselho de Deus te seja explícito. Não te  precipites no falar, antes daí ouvidos a voz do Mestre. Aprenda primeiro, ensine depois. Sejamos cautelosos para não confundir alhos com brugalhos. Ser bem intencionado não basta. Devemos estar convictos e certos do que estamos fazendo com o evangelho precioso do Rei dos reis.
Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis.    (2 Coríntios 11:4) Aqui Paulo sofre pela igreja.  Já na aurora daqueles dias , surgiram homens impios que se  infiltraram  no meio do rebanho do Deus vivo para devorar as ovelhas do pasto de Jesus Cristo. O diabo anda em derredor buscando quem possa tragar. Ele envia seus mensageiros , que são lobos devoradores, que por fora parecem cordeiros, mas não o são.  Não desprezemos seus ardis. A antiga serpente é especialista em enganar. Lembre-se que ele foi até  Cristo  na tentação  do deserto  para fazê-lo tropeçar.  Que método ele usou ? Ele abriu as escrituras e quis enganar nosso Salvador. Fiquemos bem atentos, pois o diabo se apropriará do mesmo livro sagrado que carregamos nas mãos. Todavia, ele o usará para a destruição das almas. Cristo abria sua boca e vida saia dela. Esta é a  diferença,  amados. O evangelho produz nova vida. Agora prestemos bastante atenção as palavras do apóstolo : Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis. (2 Coríntios 11:4)
Note que :
1-    Jesus é a mensagem principal do Evangelho. Podemos dizer que Cristo é o Evangelho. Ele  mesmo é a boa  notícia de Deus para o mundo. “ Hoje vos nasceu o salvador que é Cristo, o Senhor”. Uma boa maneira de discernir se em sua igreja está sendo pregado o verdadeiro evangelho é começar por aqui. Se as mensagens pregadas não conduzem as almas a Cristo, então não se engane, o evangelho não está ali.
João Batista tinha grande zelo neste ponto. Sua pregação apontava para aquele que o precedia. “ Eis aí o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Note que Cristo está sempre relacionado com a doutrina do pecado e ele é sempre apresentado  como Salvador. Isto é o evangelho. O Mesmo João disse : convém que Ele ( Jesus) cresça e que eu diminua. Mais uma vez Cristo e não o homem , é o centro do evangelho.
Jesus deve ser conhecido em sua inteireza. Como disse o profeta : “ Conheçamos  e prossigamos em conhecer ao Senhor”.  Uma só peculiaridade de Cristo não deve ser apresentada sobre as demais. Cristo cura, mas ele não é um curandeiro; Cristo alimenta, mas ele não assitencialista. Infelizmente, temos visto o santo nome de Jesus sendo associado meramente  ao  materialismo e ao acúmulo de bens.
Cuidado com este outro Jesus, que não é o mesmo Jesus dos Evangelhos. Não foi o Mestre mesmo quem disse :” Muitos virão em meu nome”? Pois bem, estes dias já chegaram.” Nem todo o que me diz, Senhor , Senhor, entrará no reino dos céus.” Estes são os mesmos que serão rejeitados pelo Senhor naquele grande dia. Eles dirão : “Senhor, nós pregamos em teu nome”. Todavia, Cristo dirá áqueles que pregaram, mas um outro evangelho : Nunca vos conheci.
2-    Que espírito é manifestado nestes lugares? Amados , aqui  precisamos  ter cuidado. O espirito do Evangelho é totalmente contrário ao espírito do mundo. Este espírito o mundo não pode receber, disse o Senhor. O Espírito de Cristo é manso e humilde. Ele ama as coisas de Deus e testifica delas. Se este texto se refere ao Espírito Santo, então podemos dizer que seu ministério é nos fazer guardar tudo o que Cristo mesmo nos ensinou. “ Ele vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. Logo, o Espírito não entra em contradição com o Consolador de nossas almas. “ Ele testificará de mim” . Mais uma vez Cristo e sua obra é a ênfase do verdadeiro Evangelho.
Este  Espírito  convencerá  o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Se as pregações não tem por finalidade a mesma intenção do Espírito, então descartemos tais mensagens. Elas não procedem de Deus. Nem preciso dizer que tais assuntos não são muito populares em nossos dias, não é verdade? Porém, devemos agradar a Deus e não a homens. Como disse Paulo : Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. (Gálatas 1:11)
O Evangelho segundo os homens diz somente o que os homens gostam de ouvir. Mas o Evangelho de Cristo é para a glória de Deus. Por  isso soa extremamente ofensivo. Em  nossos dias a própria idéia de pecado, de certo e errado é extremamente mal vista.

Resta-nos dizer que o Evangelho gerará nos corações diversas reações distintas. Alguns o abraçarão com alegria, outros o desprezarão com arrogância. Alguns terão fé e crerão na mensagem da cruz. Outros se escandalizarão e chamarão de desvaneio. O Senhor está conosco e sua palavra não cairá por terra. Continuemos perseverando em anunciar seu nome em toda terra. Se os homens nos receberem em paz, então receberão a benção do evangelho da paz. Se, contudo, não formos bem vindos, sairemos e pregaremos o evangelho a outros. Se o evangelho não é bem quisto em  Gadara, tiremos ele de lá e o ofereçamos a quem tem sede de verdade. Amém.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Justo e Justificador



Não é por causa da tua justiça que o Senhor teu Deus te dá esta boa terra 
( Dt 9.6)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Estamos  habituados a recompensas e relações de trocas  no mundo em que vivemos. Todavia, com Deus não é bem assim que funciona. O Senhor sempre quis deixar bem claro para Israel que era por causa de sua Graça e boa vontade para com eles que recebiam todas as bênçãos da mão do Eterno.  Entender  isso fará com que todo senso de merecimento e orgulho próprio desapareçam como fumaça no ar.

         Observe  o  que  Deus está dizendo : “Não é por causa do que vocês fazem de bom que eu vos dou esta terra boa”. Então nos perguntamos: por quê então o Senhor nos dá essa boa terra?- Por causa de sua fidelidade à sua palavra. Deus prometeu a Abraão que lhe daria um povo maior que o número de estrelas no céu.

         Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela impiedade destas nações o Senhor teu Deus as lança fora, de diante de ti, e para confirmar a palavra que o Senhor jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o Senhor teu Deus te dá esta boa terra para possuí-la, pois tu és povo obstinado.Lembra-te, e não te esqueças, de que muito provocaste à ira ao Senhor teu Deus no deserto; desde o dia em que saístes do Egito, até que chegastes a esse lugar, rebeldes fostes contra o Senhor;(Deuteronômio 9:5-7)
        
         Deus quer realmente que seus filhos entendam que boas obras não compram nada de suas mãos. De fato, Ele nos ordena a andarmos num caminho de retidão e justiça, todavia , não porque isso nos fará herdar suas promessas, antes porque os verdadeiros filhos de Deus não andarão de outra forma.

         O povo hebreu mostrou não merecer nada de Deus a não ser sua ira, enquanto caminhava no deserto. E conosco não é diferente. A única coisa que o pecador merece receber de Deus é o castigo eterno. Entretanto, através da Justiça de outro, podemos receber gratuitamente todas as promessas do Pai e usufruirmos delas.

Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia. (Salmos 116:5). Cristo Jesus é a justiça de todo aquele que crê. Os profetas já diziam que ele seria chamado de “ O Senhor justiça nossa”. De modo que o cristão é chamado de justo não porque sua vida seja perfeita diante de Deus, mas porque a perfeita justiça de Cristo recai sobre ele, fazendo-o perfeito assim como Cristo o é. Por isso Paulo insistiu : “O justo viverá da fé”, isto é, o justificado viverá crendo continuamente que o sacrifício do Senhor é plenamente suficiente para nossa salvação e aceitação no céu.
A bíblia é muita clara ao dizer : “ Não há um justo se quer. Todos se estraviaram e juntamente se fizeram inuteis; Não há quem faça o bem; Todos pecaram.” Oh, Amados, nossas vidas tem confirmado todas essas verdades. Os jornais mundiais e nossos olhos tem visto que só há um que é bom, que é Deus.
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. (Romanos 5:18)
Cristo viveu uma vida santa aqui neste mundo de pecadores. Em tudo foi tentado, porém nunca pecou. Seu sangue puro fora derramado para perdão dos pecados e todo aquele que crê em Jesus Cristo e o confessa como Senhor e salvador, o filho do Deus vivo, que morreu e ressurgiu dos mortos, recebe absolvição e está livre para viver uma vida plena na presença do bondoso Deus.
Deus olhará para todos os salvos naquele grande dia e dirá : “Não é por causa da vossa justiça que estás salvos e herdais o reino dos céus, mas pela Justiça de Cristo obtiveste essa graça. “Oh, sim, queridos, todos os remidos cantarão na ceia do Senhor : “ Por causa de tua Justiça estamos aqui”. Como será bonito ver Cristo sendo glorificado por sua obra de justificação!
Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O Senhor seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo. (Salmos 35:27)
Todo salvo  ama a justiça do Senhor. Essa justiça brilha mais que a luz do sol. Na verdade nosso amado Mestre é chamado de “ o sol da Justiça”. Que todos vejam sua luz, pois nada se compara a glória que emana dessa justiça. Nem a lei de Moisés que é tão admirada por milênios se equipara ao que estamos falando. A lei era e é um instrumento de condenação e ainda assim fora visto com muita glória. O que falar da Justiça de Cristo? Muito mais glorioso e forte é o poder desta nova aliança.
Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça. (2 Coríntios 3:9)
Não há mais condenação para os que estão em Cristo. Nenhuma ferramenta forjada contra os justificados surte mais efeito. Porque os eleitos vestem a couraça da justiça e estão protejidos completamente por essa arma indestrutível. Nós recebemos  isso como herança do Senhor quando cremos no que ele fez por nós ali na cruz.
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2:16)
Percebes que não há nada que possas fazer para herdar o céu? Nossas boas obras são pobres demais para tal coisa. Apenas a boa obra de Cristo é capaz de nos arrebatar ao paraíso. Ele apenas nos pergunta : Crês que posso te justificar? Crês que tenho poder de sozinho te garantir uma eternidade junto ao Pai? Se tu crês, bem aventurado tu és.
Termino dizendo que os efeitos dessa palavra são diversos. Em alguns ela trará alegria e regozijo, pois a boa noticia do evangelho é exatamente essa : “Vinde e comprai , sem dinheiro .” Os humildes verdadeiramente se alegrarão com a justiça do Senhor. Porém , os orgulhosos abominarão esta doutrina. Pois estes estão sempre querendo apresentar sua própria justiça e bondade. Querem arrancar das mãos de Deus o que Deus dá de graça. Querem abrir as bocas e dizer : Estou aqui por meus méritos e não porque ninguém me ajudou. Infelizmente, estes terão sua parte no lago que arde com fogo e enxofre. A glória da Salvação pertencerá somente ao Senhor. Ele não a dividirá com nenhum pecador cego e arrogante.
Cantemos  num  grande  coro : Sairei na força do Senhor DEUS, farei menção da tua justiça, e só dela. (Salmos 71:16)








domingo, 23 de novembro de 2014

A Ira e a Graça de Deus




Aquele que pecar é que morrerá. (Ezequiel 18:4)
Por  Frankcimarks Oliveira

Deus é Santo, justo e Bom. Não consigo ver a Deus sem nenhum desses atributos. Tire um deles sequer e você terá um deus estranho ao Deus das escrituras sagradas. Infelizmente , nosso coração se apega muito facilmente a mentiras , e se dispõe a fabricar ídolos de vaidade e ainda se atreve a nomeá-los com o nome do Senhor. Os hebreus fizeram isso com o bezerro de ouro, chamando-o de Yahweh. Mas não nos enganemos, Deus não se deixa escarnecer.

O Deus da Bíblia, isto é, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, é o único Deus verdadeiro e Cristo veio dar testemunho dele aos homens. Jesus nos ensinou a chamá-lo de Pai, mostrando assim o coração terno e gracioso do Todo Poderoso. Todavia, o mesmo Jesus nos ensinou a temê-lo, visto que Deus é extremamente zeloso. Portanto, aprendamos a abraçar toda a verdade divina e não somente aquilo que nos soa conveniente.  Chamemos Cristo de Salvador e amigo dos pecadores, mas jamais nos esqueçamos que Ele é rei dos reis e Senhor dos  Senhores , que se assenta sobre o trono e ao seu povo trata com graça, mas com os incrédulos  e impiedosos se mostra irado, de modo que estes rogam aos montes para caírem sobre eles, tamanha é a fúria do cordeiro.

Certa feita Jesus disse : “vinde a mim , pois sou manso e humilde de coração”. E é verdade. Nosso Senhor recebe alegremente todos os pecadores que vão até sua presença com lágrimas nos olhos. Mas este mesmo Jesus resiste aos soberbos. Ele resistiu aos fariseus que se consideravam justos e que criam não precisar se arrepender. Para estes Cristo fez um chicote e não poupou repreendê-los na frente de todos. Para os pecadores Jesus falava com doçura e os convidava a entrar no reino de Deus com muita boa vontade. Mas com aqueles  religiosos arrogantes, Jesus abria sua boca e dela saia uma espada afiada : Ai de vós Fariseus hipócritas. Sim, amados, estamos falando do mesmo Senhor. Para com os humildes ele é humilde, com os orgulhosos , ele é ameaçador. Que todo joelho se dobre diante de Jesus. Vejamos um texto que revela esta mesma verdade sobre Deus :

Partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: "Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável! "Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram. O povo foi a Moisés e disse: "Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós". E Moisés orou pelo povo. O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá". Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo(Números 21:4-9)

Deus havia libertado seu povo da escravidão egípcia com mão forte e estava sustentando –o com o maná cotidianamente. Todavia, com pouco tempo, o pecado se manifestou entre os agraciados. O povo começou a murmurar contra Deus em rebeldia, insatisfação, ingratidão, incredulidade, impaciência, desprezo. Deus logo reagiu, porque Deus não fica indiferente ao pecado. Sua Ira se acendeu e o Senhor enviou serpentes venenosas que picavam o povo e o matava. De modo que muita gente pereceu. Isso levou os hebreus a se arrependerem. Porque tudo o que o Deus de amor faz tem por propósito nos conduzir ao arrependimento. De imediato o povo confessou : “pecamos contra o Senhor”. Aqui está uma confissão genuína que só pode surgir mediante a operação divina. Deus tem que intervir e quebrar nossos corações de pedra. As vezes seus métodos são dolorosos e ardem na pele. Porém, eu entendo que Deus queria nos ensinar algo muito importante sobre o pecado. O Pecado é terrível e destruidor. O Pecado faz perecer.

Amados, levemos o pecado a sério. Desde que nosso pai Adão pecou, o mundo vem sentindo o poderoso veneno da serpente. Ela veio para matar e destruir. Ora, o salário do pecado é a morte. Todos pecaram e por isso a morte continua matando. A morte é a justa punição de Deus aos transgressores. Por isso está escrito : A alma que pecar, essa morrerá. E não há pior morte do que a morte espiritual. Aquela em que os homens estão mortos para Deus. Eles não se lembram do Senhor e por isso perecerão eternamente.

Ainda bem que Deus não é somente justiça. Graças a Deus que ele também é amor e graça. Sua misericórdia não tem fim. Sua ira fez o povo entender  seu pecado. Então, o mesmo Deus que estava irado pelo pecado, providenciou a salvação de seu povo no deserto. Mandou que Moisés fabricasse uma serpente de metal e pusesse num poste. Todo aquele que fosse picado deveria olhar para o animal e então o poder da morte seria vencido. Onde está , ó morte, o teu aguilhão?

Deus é assim. Não espere que ele seja de outro modo, porque ele não será. Deus se ira contra o pecado e contra o pecador. Mas ele lembra-se da nossa estrutura, que somos pó, então assim como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor se compadece de nós e afasta de nós os nossos pecados, assim como o oriente dista do ocidente. O Deus que requer justiça pelo pecado, providencia um meio de salvar o pecador. Ele não precisava fazer isso, mas fez, movido por compaixão.

Na cruz , Deus revelou muito mais intensamente essa sua peculiaridade. Cristo foi levantado no madeiro, assim como a serpente feita por Moisés, e todo aquele que olha para ele com fé, recebe o perdão dos pecados e vida eterna. ( Jo 3.14-15)” Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os habitantes da terra,” disse o  Senhor .

Cristo nos convida a olharmos para ele em sua vergonha e fraqueza. Sim, Cristo nos ordena que com fé olhemos para ele na cruz, moribundo e expirando. Este é o remédio do pecador. A morte dele matou a nossa morte. Oh, quão profundo é o mistério! Ele bebeu o cálice da ira de Deus para nos livrar do Deus Irado que mesmo estando irado nos amou e nos atraiu a si mesmo através do Mediador que é Jesus, seu amado filho.

Na cruz a ira e a justiça foram demonstrados. Deus odeia o pecado e como justo juiz não pode deixar de punir o pecador. Mas por ser Deus bom e gracioso e querer salvar os perdidos, ele achou em Cristo a solução de todos estes problemas. E Jesus se submeteu aos planos do Pai, por amor a ele e a nós.

Resta eu terminar dizendo : Olhe para Cristo e receba a cura para tua enfermidade. Olhe para Cristo e receba vida com abundância. Confesse que tens pecado contra Deus, que tens sido rebelde a sua lei e que tens quebrado cada um de seus mandamentos. Confesse sua ingratidão e murmuração. Confesse sua desconfiança em suas promessas e sua incredulidade . Diga que não tens confiado Nele que é totalmente confiável. Peça perdão, leitor, e receberás a vida gratuitamente. Olhe para Jesus. Amém.

sábado, 22 de novembro de 2014

Tenho uma Mensagem para ti



Tu espera agora, e te farei ouvir a palavra de Deus
 ( 1 Sm 9.27)

Por Frankcimarks Oliveira


Vivemos dias de muita agitação e pressa. As pessoas estão sempre ocupadas e atarefadas, de modo que não tem tempo para a família, filhos, amigos, muito menos para coisas  espirituais como a saúde da própria alma.
Devemos examinar tudo e vermos se nós mesmos não estamos inseridos nessa estatística. Seria uma pena se nos víssemos tão enfadados ao ponto de não termos tempo para meditarmos na preciosa palavra de Deus. Que o Senhor nos dê a graça de dispormos sempre nossos corações ao mel de seus preceitos e às doçuras de seus escritos, pois eles são verdadeiros manjares .
Certo dia Saul esteve preocupado com seus animais perdidos e saíra para procurá-los. Como não conseguira bom resultado, decidira ir consultar o homem de Deus , chamado Samuel, o profeta, graças ao conselho de seu moço que o acompanhava naquela busca.
Ao saírem ao encontro do profeta, este já vinha em sua direção, e disse-lhe : não preocupes teu coração com os animais perdidos, porque já foram achados. Oh, amados, como a mão invisível de Deus sabe trabalhar a favor de seu povo!   Muitas vezes se faz necessário que o Senhor mesmo intervenha e chame nossa atenção. No caso de Saul , perder seus animais fora muito proveitoso, visto que por isso ele fora conduzido aos desígnios de seu Deus. Mas a princípio Saul pensara em voltar a casa de seu pai. Todavia, a Graça do Senhor manifestada na boca do servo de Saul decretara :     Por que não vamos na casa do profeta que mora aqui perto ? Ele nos dirá onde procurar.
Que seja esse sempre o nosso proceder. Deveríamos consultar o Senhor diariamente a cerca de tudo, até mesmo dos  assuntos mais triviais. Se bem que não era este o caso de Saul. Porém, buscar ouvir a Deus através de sua Palavra nunca é ruim. Infelizmente, nós não temos este bom costume . Tomamos nossas decisões sozinhos e por isso nos frustramos. Graças a Deus que sempre tem seus instrumentos e meios de nos levar até si.
Samuel disse a Saul : Tu  espera agora, e te farei ouvir a palavra de Deus. Por acaso Deus não continua nos dizendo a mesma afirmação ? Sim! Sua voz de comando sempre será : “Espera e ouve o que tenho pra te dizer.” Que nossos lábios sempre digam como o menino Samuel : Fala, Senhor, porque teu servo ouve.
Queridos, o Senhor é o mesmo. Ele não mudou. Foi ele quem disse a Jeremias : Vá a casa do Oleiro e ali você ouvirá minha  mensagem ( Jr 18.2). Como Deus fala! Fala de diversas formas, mas sempre é bem sucedido em nos transmitir sua vontade. Queremos ouvir?
Deus está sempre nos convidando a ouvir sua voz. Porque é melhor ouvir do que falar. Muitas vezes ele disse : “Mas escute agora, o Jacó”( Is 44.1) Ou : ouça , meu povo, as minhas advertências ( Sl 81.8)
Feliz todo aquele que ouve o que o Senhor diz. Assim como Cristo falou : o sábio edifica sua casa sobre a rocha, isto é, ele ouve e pratica. “ Agora, meu filho, ouça bem e faça o que lhe ordeno ( Gn 27.8) . Que o Senhor nos ajude e que nossos ouvidos estejam bem apertos às suas repreensões e que nossos corações estejam bem aptos para acolher sua semente para darmos os frutos necessários.
Deus nos diz : Tenho uma mensagem para ti (2 Rs 9.5). Sim, o Espírito do Senhor sempre tem algo a contender conosco. Algumas vezes sua mensagem é exclusiva para cada um de nós e não diz respeito a mais ninguém. “ Tenho uma mensagem secreta para ti “( Jz 3.19). Jesus mesmo disse  a um homem que o recebeu em sua casa : Simão, tenho algo a te dizer. Dize, mestre, disse ele ( Lc 7.40).
Estejamos sempre aos pés de Jesus para ouvirmos o que ele tem a nos dizer. Seja um consolo, seja uma exortação. Tudo o que sai de sua santa boca é saudável para seus filhos. Assim como uma ave alimenta seus filhotinhos, o Senhor dispensa sua palavra para sua Igreja. Abramos bem a boca e ele nos encherá.
Lembro-me de Cornélio ,que avisado por um anjo , mandou buscar a Pedro para fazê-lo ouvir o evangelho. Ele disse a Pedro : Mandei buscar-te imediatamente, e agora estamos aqui na presença de Deus para ouvirmos o que o Senhor te mandou nos dizer ( At 10.33). Como é lindo vermos a graça operando nos corações! “Imediatamente”, diz o texto. Aquele homem sentiu urgência em ouvir a palavra de Deus.
O Senhor é quem abre os nossos ouvidos e faz com que sua palavra chegue até nossos “ouvidos”. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus e pela fé somos salvos. Deus seja louvado! Guardemos sempre tempo para ouvirmos o que Cristo quer nos dizer. Amém.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O Deus do Perdão


Pai, perdoa-lhes ( Lc 23.34)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Nosso  Senhor nos ensinou a orar : E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; (Mateus 6:12). Cristo quis nos mostrar que somente Deus tem o poder de nos absolver de nossas faltas. Resta-nos em gratidão , imitá-lo , sendo misericordiosos com nossos ofensores.
O perdão de Deus é a coisa mais preciosa que uma pessoa pode receber. Através dele o Homem pode ter paz no seu espírito; andar com sua cabeça erguida; pode olhar para o céu e relacionar-se com o Pai do amor . Oh, amados, Deus tem prazer em perdoar aqueles que o buscam em verdade. Seu apelo é : “busquem-me enquanto podem me achar; invoquem-me enquanto estou perto. Deixem seus maus caminhos e tornem para mim, que sou grande em perdoar”.
Estás ouvindo a voz do Espírito Santo ? Ele diz : eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Sim, queridos, o Pai nos perdoa através do sangue de seu filho que foi derramado para este fim. Se confessarmos nossos pecados , ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Há perdão em Deus e eu quero te levar a buscá-lo confiantemente. Não importa quão negro seja teu pecado e não importa o quanto o diabo te acuse e te faça sentir culpa. Cristo está de braços abertos para todo aquele que chora pelos seus pecados e a estes ele diz : felizes os que choram. Venham a mim e achareis  descanso para vossas almas. Amigos, o Senhor é manso e nos receberá mansamente. Não nos rejeitará , pois ele também é humilde e se assenta com pecadores. Nosso Mestre fora apelidado de “ amigo dos pecadores” pelos fariseus arrogantes. Eles queriam desdenhar de nosso amado, mas não sabiam que sua afronta era nosso consolo. Graças a Deus por essa verdade: Cristo é amigo dos pecadores e está muitíssimo interessado neles. “ Eu vim para os pecadores, para salvar os perdidos e curar os enfermos”. Nosso Jesus veio chamar os pecadores para oferecer-lhes perdão e garantia de vida eterna. “ Eu não vim chamar aqueles que se acham justos, mas aqueles que sabem que são pecadores”.
Cristo roga pelos perdidos até no alto da  rude cruz: “Pai, perdoa-lhes”. A voz de Jesus ainda se faz ouvir nos céus. Ele é nosso sumo sacerdote que continua intercedendo pelos pecadores. Este mesmo Jesus que morreu para pagar nossa dívida com Deus, agora exerce seu ministéio sacerdotal de servir àqueles que vão herdar a eternidade. O Senhor continua chamando pecadores e pede ao Pai : “Perdoa-lhes”. Ele quer aumentar sua família nos céus porque ele diz : “Na casa de meu Pai tem muitas moradas”. O Senhor sabe quão caro foi o preço de sua morte, por isso ele não cessa de “acrescentar” mais perdidos a sua Casa de misericórdia.
Venha, pecador, Cristo roga por ti . Venha sem medo se entregar ao grande salvador. Ele é cheio de boa vontade com os pecadores. Ele se ofereceu de uma vez por todas. Ele nos basta.
E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. (Lucas 7:48) Que voz mais doce é a de nosso Salvador. Ele tem poder de perdoar pecados , porque é através de seu sangue, o sangue de suas próprias veias e que pulsava de seu próprio coração que o  perdão foi obtido e estabelecido por Deus Pai. Perdoar é um direito que Jesus tem e ele  quer perdoar a qualquer um que verdadeiramente  se  arrependa e vá  até  ele . É de graça que ele nos perdoa. Jesus não requer nada dos pecadores porque ele mesmo sabe que estes são pobres miseráveis que nada tem para oferecer .
Tu és pobre? O mais miserável entre os pedintes? Cristo te oferece de graça perdão dos pecados. Tu és rico financeiramente? Tens para guardar e gozar o resto da vida? Pois te digo que ainda assim és pobre para com Deus. És um mendigo no mundo dos espíritos e tua prata e teu ouro não podem te salvar. Todavia, o Cristo que salvou Lázaro, o mendigo, é o mesmo Cristo que salvou Zaqueu, um rico publicano. Jesus te oferece de graça, ó pecador, rico ou pobre, o perdão dos pecados.
Invoque o nome do Senhor Jesus Cristo e serás salvo. Creia Nele e ouvirás : “Perdoados estão os teus pecados.” Ele tem a chave do reino dos céus e só Ele pode nos introduzir  em  suas  cãmaras  reais. Sem seu perdão não poderemos entrar na sala do banquete. Sem seu perdão somos estranhos a Deus Pai. Somos indignos de entrar em sua presença sem o seu sangue sobre nós.
 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. (Salmos 32:1) Não há maior felicidade para um pecador que receber perdão de seus pecados. Por que ainda estás tão exitante a ir a Jesus, teu Senhor? Hoje Deus pode pedir tua alma. Não sejas louco de dormir sem antes pedir a Deus que te perdoe de todos os teus pecados. Agradeça a Jesus pela cruz sangrenta e confesse que foram seus pecados que o levaram ali. Que o Espírito Santo torne estas letras em letras de fogo em teu coração, leitor. Só assim fará algum sentido tudo o que estou dizendo. Só o Espírito pode nos convencer dessa verdade.
Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades, (Salmos 103:3)
Perceba , leitor, que Jesus rogou perdão para nós e não para ele mesmo. Cristo não precisou pedir perdão por si mesmo porque ele nunca conheceu o pecado.  Por isso ele gritou da cruz : “Pai, perdoa-lhes.” Aquele que é Santo se fez pecado para que nós fôssemos sua justiça e sua coroa de glória.
E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.(Lucas 5:20). Somente a fé nos justifica diante de Deus. Jesus viu a fé daqueles homens e atendeu –os. Tenha fé em Jesus. Creia que ele é bom e que ama os pecadores. Creia que de modo algum ele te desprezará. Creia que em seu nome recebemos o perdão dos pecados. Apenas creia e verás a glória do Senhor. Termino com um salmo que diz : Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. (Salmos 130:4). Nenhum outro nome deve ser reverenciado. Nenhum outro Deus deve ser adorado, só aquele que perdoa os pecados. Amém.






sábado, 1 de novembro de 2014

O Amor do Pai


O Pai  vos Ama ( Jo 16.27)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Deus é amor e provou  isto  ao  longo de toda a história. Mas foi na cruz onde o mesmo fora evidenciado ao extremo. Na cruz  o amor de Deus fora exposto de um modo tão escandaloso que não deve restar dúvidas de quão longe o Senhor pôde chegar por amar seu povo.

“Deus amou o mundo de uma tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que nele crê não morra, mas viva eternamente”. ( Jo 3.16) Ora, O Pai fora tão generoso com o ser humano que deu o objeto de seu amor. Vejam  Deus  nos presenteando com aquele que sempre fora o receptáculo de todas as afeições divinas: Cristo.

“Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” (1 João 4:10) O Pai estava ofendido com os homens porque estes viviam e vivem em constante rebelião a seus bons mandamentos. Deus era a parte  ofendida  e  foi Deus quem tomou a iniciativa em perdoar. Pense um pouco, leitor, se somos assim em nossas relações pessoais. Não deveríamos deixar o orgulho dominar nossos  corações ao ponto de não nos reconciliarmos com nossos devedores. Lembre-se, Deus deu seu amor àqueles que só lhe davam as costas. Deus veio em direção àqueles que fugiam de sua face. Deus planejou, Deus providenciou e Deus sacrificou por amor àqueles que nada lhe agradeciam. Deus amou  seus inimigos.
Nós  o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. (1 João 4:19).  Aqui está claro que o amor do Pai não esperou nenhuma  ação  dos pecadores. E assim o é. Deus não reage às nossas ações, nós  é  quem  reagimos  às  suas. O amor do Pai é o amor Ágape, livre de condições, que é amor porque amor deve ser. Deus  ama porque Ele é amor em essência e seu amor é perfeito, sem sombras ou máculas.
Por que Deus nos amou? Qual a razão de Deus amar quem não lhe ama? Como Deus pode amar pessoas que o desprezam ou passaram a vida inteira lhe desprezando? Lembro-me de Oséias e seu amor por sua esposa Gômer. Mesmo esta sendo tão infiel e o traindo explicitamente com diversos  homens, Oséias a amava invariavelmente. E por fim a resgatou  com grande preço. Certa feita me disseram que o amor nos deixa bobos. É verdade! O amor nos torna fracos e vulneráveis.  “O AMOR  TUDO  SUPORTA.”
Deus nos suportou e nos suporta , mesmo conhecendo cada um de nossos pecados. Deus mais do que ninguém conhece nossas imperfeições e falhas. Nossa feiura e esquisitice são bem conhecidos pelo Pai que tudo vê. Todavia, Deus pacientemente nos ama. E o mundo só pode existir e continuar existindo graças a este divino amor. Por isso Deus requer de nós : Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.(1 João 4:11)
 “Andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”. (Efésios 5:2)  Cristo  nos amou e se deu a si mesmo  por  nós. Deus requer que amemos com este mesmo amor  de doação e entrega  ao próximo. Deus tem se doado integralmente aos seres humanos desde que criou todas as coisas. Amar  requer empenho e boa vontade. Amar requer sacrifício  e determinação. Amar é um desafio. Amar é uma missão. E não há melhor modelo de amor que Deus. Ele  não nos pede  nada que ele mesmo não faça.
Cristo  em  sua pregação disse a seus discípulos : O Pai vos ama. Pede  em meu nome o que quiserdes e vô-lo será dado. Nosso Senhor se referia ao Espírito Santo que viria para fortalecê-los, pois sua hora já se aproximava. Percebes que o amor é sempre voluntário e generoso? O amor do Pai está sempre concedendo dádivas a seus filhos. O Pai deu seu Filho para remir nossos pecados, bem como o mesmo Pai nos deu seu Espírito para nos consolar em nossas fraquezas e tribulações. Este é o amor de Deus e deve ser o nosso. Não  devemos amar só com palavras, mas nos dando por completo àqueles que dizemos amar.
O  Pai  ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. (João 3:35) O amor é doador e se agrada em dar. Porque o amor pensa e crê que melhor coisa é dar do que receber. Deus tem  prazer  em dar coisas boas aos homens, principalmente àqueles que amam seu Filho Jesus.
Veja  como  o amor tem tudo a ver com o ato de dar : Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. (João 10:17) Claro que Deus sempre amou a Cristo, mesmo  antes de sua encarnação e morte na cruz. Mas veja como Deus ama aquele que dá algo com alegria e disposição. “ O Pai me ama, porque dou minha vida.” Façamos o mesmo, crendo que o amor de Deus já está derramado em nossos corações . Primeiro, pelo que Deus mesmo fizera e decidira em si mesmo. Segundo, por Cristo ter nos acolhido, e terceiro, porque  também  amamos e somos iguais a Ele em amor, dando o que temos de mais precioso pelos irmãos, isto é, nossas próprias vidas.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21)
 O amor do Pai é uma certeza na vida de toda criatura que vem a este mundo. Tudo recebemos por Graça divina. Não importa a cor, a raça , a religião ou etnia. Deus ama sua criação. Todavia, não seremos insensatos em negligenciar  um amor especial de Deus  por  seus  filhos na fé. Um pai pode amar os filhos de seus vizinhos, contudo, ninguém estranha o fato dele amar muito mais seus próprios filhos. E quem são os filhos de Deus? São aqueles pecadores que pela fé em Jesus Cristo passaram a ser  membros da família deste Pai nosso que está nos céus. Todo aquele que ama verdadeiramente é filho de Deus. Quem não ama  não  é nascido deste Pai. Qual é o mandamento deste Pai e de seu Filho, que ensinou unicamente o que aprendeu com seu Pai? – o amor é sua ordem. Ele disse : “Amarás ao Senhor teu Deus e a teu próximo como a ti mesmo.” Todo aquele que vive sua vida sob estes astros reluzentes está na luz e não anda em trevas. Porém, todo aquele que pensa ser filho de Deus , mas odeia seu próximo, permanece na mais profunda escuridão.
O Pai vos ama e vos dá aquilo que necessitais. Sim, o Pai vos dá o Filho e vos dá o Espírito Santo. O Pai vos dá porque vos ama. Veja que a motivação de Deus em nos dar tão grandes dons não está em nós, mas Nele mesmo e em seu amor. Deus não nos retribui porque mereçamos alguma coisa de suas mãos. Antes, ele vê nosso vazio e nos enche de bens espirituais para ficarmos  firmes  em seu amor.
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. (Romanos 13:8)
O Pai nos ama. Que essa verdade seja nosso consolo e nossa inspiração. Que seu amor dadivoso nos encha a alma para que nós também   possamos repartir  deste  amor com os que mais precisam.