domingo, 19 de fevereiro de 2017

Longe dos templos, perto de Deus


POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

Todos nós estamos diante Daquele que fez o céu e a terra, de modo que se existe uma coisa impossível de se realizar é ausentar-se Dele. O salmista mesmo declarou (Salmos 139:7-12) :

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

Portanto, leitor, gostaria que você compreendesse:
1-    Ninguém pode desviar-se da presença divina;
2-    Todos os seres estão continuamente na presença de Deus;
3-    Não se pode achar Deus em lugar algum e ao mesmo tempo pode-se encontra-lo em todos os lugares.

Infelizmente muitos ainda acreditam que só podem encontrar o divino dentro dos templos religiosos. Estão habituados a deslocarem-se de suas casas em busca de uma congregação, onde se sentirão mais conectados a Deus. É uma pena que assim acreditem, pois isso restringe a comunhão que se pode ter com o Criador. Jesus mesmo disse que Deus é Espírito, ou seja, não está limitado ao mundo físico e material. Todo aquele que invoca o seu nome em sinceridade o achará, não importa onde esteja.

Cristo ia ao templo e as sinagogas porque a maioria de seus ouvintes estava ali. Não se esqueça de que ele fora achado nos lugares mais inusitados: festas, desertos, poços, barcos, montes, casas de religiosos, com ricos, com pobres, em jardins etc.

“Não é neste monte, nem em Jerusalém que adorareis ao Pai, mas em Espírito e em verdade.”

Chegou o tempo da graça, em que os arquétipos velhos testamentários foram ultrapassados, porque aquele que é perfeito já os cumprira. O templo judaico era uma alegoria de Cristo, assim como o sacerdote, o cordeiro e todo o restante.

“ Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.”

Cristo pôs fim a toda essa simbologia, que teve sua importância e cumpriu sua finalidade, mas agora já não temos necessidade de vivermos o que os antigos vivenciaram. O povo judeu acreditava que só o templo o mantinha de fato unido a Deus. Eles criam que a arca da aliança era a própria garantia de que o Senhor estava entre eles, garantindo-lhes vitórias sobre seus inimigos, inclusive. Contudo, Jesus de Nazaré viera exatamente para pôr fim a essa estrutura de crendices. Ele derrubou este templo e assumiu o seu lugar.

Você não precisa de padres, pastores, bispos, rabinos para conectar-se a Deus. Você precisa apenas de fé. Estamos livres como filhos de todas essas demandas ultrapassadas.

E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; (Lucas 5:37)

Beba do vinho novo que Cristo nos trouxe! Abandone as velhas crendices, já caducas de tão velhas, que já cumpriram seu papel na história de Deus. Você está livre, de mãos desacorrentadas, mas deseja permanecer vivendo na senzala.

“ Não vos chamarei mais de servos, mas de amigos.”

Não permita que esses muitos falsos mestres religiosos vos aprisionem em novas correntes de doutrinas e costumes humanos, como dízimos, ofertas, primícias com o pretexto que você só estará na presença de Deus se cumprir uma lista de obrigações ritualísticas. Não se deixe enganar. Na época de Paulo, esses mesmos homens queriam impor a circuncisão como requisito de salvação. Paulo caiu veementemente sobre tal falácia. Sua salvação não depende de cumprir regras, leis e normas religiosas. Você não precisa ser membro de uma organização humana, hoje chamada de igreja, erroneamente, para estar na presença do Eterno e ser amado por ele.

A casa do Pai não é o templo religioso como muitos pregadores gritam enquanto pregam sobre o filho pródigo que se desviou do caminho. Não! Essa parábola apenas pretende ilustrar o amor divino e nada tem a ver com pertencer ou não a uma instituição eclesiástica.

Como eu disse :todos nós estamos continuamente na presença de Deus. Nem mesmo o diabo se isenta desse privilégio. A diferença é que nós, humanos, podemos amar a Deus e experimentarmos o seu amor.

Assim os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença. (Salmos 140:13)

Não é fácil romper com os costumes e tradições que a sociedade vive e obriga que  os demais também o façam para serem aceitos em seu seio. Porém, como Jesus mesmo disse, poucos atenderão ao chamado. Se o mundo te rejeitar, Cristo te acolherá de braços abertos.

Os religiosos em todos os evangelhos são denunciados por tentarem fazer o Messias aceitar seus costumes inúteis para a alma humana. Questionavam porque Jesus e seus discípulos não lavavam as mãos antes de comer, porque não guardavam o sábado, porque bebiam vinho e não jejuavam tanto quanto os demais. Essas coisas são grades disfarçadas que servem apenas para aprisionar ainda mais os pecadores e enganá-los, fazendo-os acreditar que estão agradando a Deus. Sabe o que agrada a Deus? Viver de maneira honrada e honesta, sem prejudicar o direito do próximo; fazendo aquilo que é justo, sem cobiçar o que é do outro. O resto é invencionice da soberba humana.

 As coisas feitas pela carne não podem agradar a Deus: dar esmolas, jejuar e orar podem se tornar coisas carnais. Deus é quem saberá julgar as intenções. Se alguém jejua para mostrar que é piedoso, não passa de um hipócrita exibicionista. Como Jesus disse: essa pessoa já recebeu seu galardão, não de Deus, mas dos homens que o terão como espiritual. O verdadeiro homem espiritual não busca louvor da parte de terceiros, antes ele louva a Deus no segredo de seu quarto, pois se quer ser visto é apenas por Ele e ninguém mais.

Deixar o cabelo crescido, não aparar os pelos do corpo, usar determinadas roupas não farão nenhum benefício á sua alma, apenas o tornará uma pessoa arrogante de sua própria religiosidade. O que Deus busca é o amor compartilhado e não a ostentação superficial do exterior.

Você não se desvia de Deus por deixar de cumprir os costumes de sua igreja. ( as pentecostais são as mais legalistas). Você se aproxima de Deus quando entende que nada do que faça é o bastante para ser aceito por ele. Nossas obras não passam de lixo para Deus. Principalmente quando acreditamos que elas nos darão créditos para salvação. Se você ainda é desses, sinto em lhe dizer, mas você ainda não compreendeu nada do Evangelho de Jesus Cristo.

Para Deus o fraco é forte, e o forte é fraco; o louco é sábio e o sábio é louco. Assim ninguém se gloriará de sua própria justiça, pois a lógica divina não é a mesma dos homens. Muitas vezes os que pensam estar de pé, estão prostrados. E os que confessam estar na lama, são colocados sobre uma rocha firme.

Eu estou na presença de Deus, mesmo não pertencendo a nenhuma igreja física, feita de tijolos. Eu estou diante da face Dele, cada dia mais próximo de seu trono. Sim, não temo ir onde os anjos tremem de medo. O sangue de Cristo me abriu um novo caminho. Não sou religioso, não falo como um e muito menos  me visto como um. Minha fé é entre Ele e eu. Não cabe mais ninguém nessa relação. Jesus é o único mediador e estou completamente satisfeito. Quando alguns me dizem para eu voltar para Deus, porque sai da igreja, eu pergunto: Como voltar para um lugar ( Deus) que eu nunca deixei? O senhor é o “chão” onde eu piso e me movimento; é o “ar” que eu respiro; Nele eu me movo e existo; sem ele nada posso fazer.

Estou completamente convicto que “afastar-me” foi o que me trouxe para mais perto Dele, pois o deixei de ver como um Deus tirano e cruel, afinal é assim que os religiosos o pintam. Não! Deus é aquele pai amoroso que Cristo nos apresentou. Deus é o sustentador da vida, bom para com todos e disposto a receber a todos.


Em sua presença há abundância de alegria. Que Deus nos abençoe em Cristo Jesus. AMÉM!